Estudantes com deficiência são homenageados na Câmara de Vereadores do Recife

imagem de Paulo H

Na última quarta-feira (16), 30 estudantes, inclusive os que são atendidos pela educação especial, da rede municipal de ensino do Recife foram homenageados na Câmara Municipal do Recife, durante sessão plenária. Eles foram convidados pela vereadora Goretti Queiroz para participarem do seu discurso sobre inclusão social e o trabalho da prefeitura com os investimentos de tecnologia no âmbito educacional de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem e/ou comunicação e representaram todos os estudantes com deficiência.

A vereadora fez questão de citar o exemplo do aluno Alisson Gabriel dos Santos, 13 anos, estudante  do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife e com paralisia cerebral. O garoto é uma das mais de quatro mil crianças matriculadas, e beneficiadas dentro do projeto inclusivo da prefeitura atualmente. No seu caso, um tablet com programa específico o ajudou no processo de comunicação e de aprendizagem, já que ele tem dificuldades motoras e não consegue utilizar lápis para escrever. Através do trabalho da educação inclusiva, Alisson teve a oportunidade de melhorar a comunicação escrevendo através do computador.

O trabalho de educação inclusiva também tem ensino bilíngue para os surdos. “Eles aprendem a se comunicar através de Libras, a lingua de sinais, mas inserindo a língua portuguesa escrita, com intuito de ampliar suas percepções de aprendizagem, da vida na sociedade”, explicou a gerente de educação do Recife, Adilza Gomes.

Participaram da homenagem os estudantes das Escolas Municipais Almerinda Umbelino de Barros, Karla Patrícia, Santo Amaro e gestores da Severina Lira.

Fotos: Paulo H./PCR