Estudantes da Classe Hospitalar lançaram livro durante festa de confraternização

imagem de Paulo H
As crianças que são pacientes da pediatria oncohematológica também se apresentaram com seu coral

Uma média de 15 crianças que estudam ou já passaram este ano pela Classe Hospitalar, na pediatria oncohematológica do Hospital Oswaldo Cruz, lançaram, semana passada, um livro escrito e ilustrado por elas, durante a festa de confraternização da turma, que contou com apresentação de seu coral.

A professora Priscila Angelina, da Rede de Ensino do Recife, que acompanha o cotidiano escolar desses estudantes, diz que as aulas são momentos de alívio, diversão e um intervalo na dura rotina de um tratamento de câncer. As professoras Cristiane Pedrosa e Silene Cabral estavam ajudando os pequenos no ritmo do coral como em todos os detalhes da festa. Mães, pais e convidados estavam emocionados com tanta energia, carinho e a vontade de participar das crianças.

A oncologista pediátrica e fundadora do serviço de OncoHematologia do HUOC, Vera Morais, estava encantada  de ver o envolvimento dos estudantes da Classe Hospitalar em tantas atividades. “Assistir um coral desses estudantes/pacientes, celebrar essa data com crianças integradas nas atividades escolares não tem preço”, enfatizou a médica.

Classe hospitalar – Inaugurada em 2015, a classe é fruto de um convênio pactuado entre a Prefeitura do Recife, o Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer (GAC) e Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). A iniciativa tem o objetivo de restabelecer o direito social básico à educação e manter o vínculo escolar da criança com câncer. A sala de aula hospitalar, que funciona como atendimento educacional especializado, numa sala do 4º andar do Huoc, onde se encontram alguns dos leitos de enfermaria para internamento. O espaço tem capacidade para oito alunos por vez. Desde sua fundação, 163 alunos já passaram pelo atendimento na sala hospitalar, sendo 25 delas este ano.

Fotos: Divulgação PCR