Estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais retornam ao ensino presencial na Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Creches e turmas do Ensino Fundamental I voltaram às escolas nesta segunda (14). Foto: Paulo Melo/PCR

Recebendo os pequeninos das creches e os maiorzinhos dos Anos Iniciais, as escolas da Rede Municipal do Recife abriram as portas, nesta segunda-feira (14), para dar início à segunda etapa do ano letivo para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, que retornaram esta semana para o ensino totalmente presencial. A primeira etapa deste processo de retomada foi realizada no último dia 4 de fevereiro, quando os alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) também voltaram às aulas presenciais na rede pública municipal. 

Ao todo, o Recife possui, atualmente, 325 escolas em funcionamento, somando um total de 95 mil alunos. Em cada uma dessas unidades havia um pai esperançoso e ao menos uma criança ansiosa para este retorno. Dona Sandra Teixeira, mãe de João Miguel, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Mário Melo, era só alegria no primeiro dia de aulas presenciais do filho, que estuda pela primeira vez nesta unidade. 

“Confesso que no começo fiquei um pouco apreensiva, mas a vacina me tranquilizou muito a trazê-lo para essa volta. Ele estava muito ansioso para vir à escola. A pandemia acabou afastando muito as crianças, e ele estava louco para voltar a ter esse contato com os amigos. O ensino presencial é muito mais legal. Acredito que esse retorno será extremamente positivo para todas as crianças”, contou ela.

Do outro lado, professores, gestores, coordenadores e demais funcionários também se mostraram ansiosos para essa recepção dos estudantes. “A expectativa era imensa. Estávamos com saudade de tê-los aqui pertinho todos os dias. E é muito bom perceber que eles voltaram com confiança por conta da vacinação, mas ainda mantendo todos os cuidados necessários. Nada substitui o ensino presencial. Uma escola é feita de pessoas, então queremos sempre todos aqui conosco”, celebrou Andreza Kione, gestora da EM Mário Melo. 

 
Paulo Melo/PCR