Estudantes da EJA concluem curso profissionalizante do Coletivo Jovem Coca-Cola

imagem de Bella
Foto: Ihonara Melo/ Detec

A Secretaria de Educação, por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, (DEJA) celebrou na manhã da última quarta-feira (25), a conclusão do curso profissionalizante Coletivo Jovem Coca Cola. A turma contou com cerca de 10 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, inseridos no projeto do Coletivo Coca Cola, funciona na Escola Dom Bosco, da rede particular de ensino.

O curso oferecido pelo Instituto Coca Cola Brasil teve a duração de dois meses. De 26 de fevereiro a 25 de março, os cursistas receberam formação profissionalizante nas vertentes de Marketing e Vendas, Comunicação e Tecnologia e Produção de Eventos. Além de conteúdos teóricos e práticos, o programa também teve uma plataforma virtual de aprendizagem, que pode ser acessada dentro ou fora das salas do coletivo. Por meio de todas essas ferramentas, além do aprendizado técnico, os jovens exercitam o protagonismo, a colaboração e as habilidades de comunicação e a análise crítica. 

Fernanda Santana, Coordenadora Pedagógica da Escola Dom Bosco, ressaltou os ganhos da parceria com o Instituto recebendo os estudantes da Secretaria de Educação na qualificação da turma de Jovens e Adultos. "A parceria com Secretaria de Educação para incluir estudantes da EJA é importante porque nós temos demandas profissionais para inserir este público no mercado de trabalho. O objetivo de qualificar para o primeiro emprego foi alcançado", comemorou Fernanda. 

Para Caio Sabino, 15 anos, estudante da EJA na Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesu, formado no curso Coletivo Coca Cola, na área de marketing e vendas, o caminho que pretende trilhar agora está mais fortificado. "Eu aprendi muito. O que eu pretendo agora é levar tudo o que eu aprendi pra minha vida profissional na minha futura profissão. Vou seguir no curso, agora na área de produção de eventos e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho", afirmou. 

Bruno Oliveira, Chefe de Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do Recife falou da importância da união de forças no projeto e dos ganhos dos jovens na educação. "A parceria com o Coletivo Coca-Cola foi pensada com a finalidade de abrir as possibilidades para nossos estudantes. Hoje já existe a perspectiva de educação profissional integrada ao currículo da educação de jovens e adultos. E a parceira com o coletivo coca-cola nos possibilita de forma articulada proporcionar ao nosso estudante esta tendência", avaliou.