Estudantes da E.M. Olindina Monteiro conquistam 2º lugar na XI Olimpíada de Raciocínio Mind Lab

imagem de flavia
Foto: Paulo H./Detec

Alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro, em Dois Unidos, conquistaram o 2º lugar na XI Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, realizada no último sábado (4) em São Paulo. A competição entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais.

Duas equipes formadas cada uma por quatro estudantes e um professor jogaram no último sábado as quatro modalidades olímpicas da Mind Lab, Damas Olímpicas, Bloqueio, Abalone e Octi, em disputa com mais nove escolas públicas do país. O esforço dos alunos fez com que a escola tivesse a melhor classificação do Nordeste do ensino público nesta edição. Na categoria do 4º ao 7º ano, participaram os estudantes Julia Victoria dos Santos, Alessandro Lima Bispo, Matheus Uchoa da Silva e Ana Claudia Pereira da Silva. Na competição do 8º ao 9º ano, foram os alunos Lucas Dos Santos Apolinario, Matheus Henrique Ramos Da Silva, Pedro Guilherme Marques De França e Larissa De Gois Barbosa.

A Olimpíada de Raciocínio Mind Lab é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio do Programa MenteInovadora, como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da Mind Lab envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.

Para Ana Márcia de Sousa Silva, Gerente de Educação Integral e Anos Finais, a metodologia da Mind Lab auxilia os estudantes a refletir e desenvolver técnicas de raciocínio para conseguir chegar a soluções não só nas disciplinas escolares, como também na vida. “Hoje nós vemos nossos estudantes com um grau de maturidade e de competência bem elevado. Com o auxílio da metodologia, eles desenvolveram as competências tanto para o ensino como para a vida”, diz. A educadora destaca que os alunos sabem que o importante nas Olimpíadas é participar de forma limpa, contribuindo um com os outros sem a preocupação de ganhar. “Mas é claro, com o espírito de competição como todo o esporte, competição e Olimpíada deve ter”, afirma.

Osman Estanislau Batista da Silva, professor de matemática, comentou que a metodologia melhora a concentração e o foco no aprendizado dos alunos. “Faz com que as crianças pensem, parem para escutar. E com um trabalho com foco em conteúdo, ajuda a criar estratégias e faz com que todos evoluam. Quando o jogo é atrelado a um conteúdo, os alunos conseguem assimilar mais facilmente”, disse.

"O nosso objetivo é desenvolver habilidades na criança para que ela possa interagir, jogar, colocar em prática habilidades emocionais, sociais, éticas e ser uma pessoa feliz e se integrar à diferentes desafios. A Olimpíada é a finalização de um circuito que começa na sala de aula. A criança aprende por meio do jogo, usa ferramentas cognitivas, recebe uma intervenção do professor e desenvolve suas habilidades", explica a diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia.

Apenas as duas equipes colocadas em 1º lugar na etapa nacional, uma da área pública e outra da área privada de ensino, participarão das Olimpíadas Internacionais da Mind Lab em junho na cidade de Budapeste, na Hungria. Nesta edição venceram os alunos da EMEF Visconde de Mauá, do município de Portão (RS) e do Instituto Eros Gustavo, de Contagem (MG), na categoria de 4º ao 7º ano.

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 15 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.