Estudantes da E.M. Oswaldo Lima participam de ação de astronomia com telescópio e lançamento de foguete

imagem de Guilherme Vila Nova
Atividade foi realizada em parceria com o Espaço Ciência e reuniu alunos dos sétimos anos. Foto: Juliana Baracho/PCR

Com o intuito de unir teoria e prática, as turmas de 7º ano da Escola Municipal Oswaldo Lima, localizada no Pina, participaram de uma atividade bem diferente das aulas convencionais. Nesta quinta-feira (17), fugindo das paredes da unidade escolar, os alunos acompanharam o lançamento de um foguete, além de participarem de um momento de observação do céu por meio de um telescópio.

A ação surgiu a partir do convite da própria escola que, em contato com o Espaço Ciência, solicitou os equipamentos para apresentar aos estudantes a tecnologia envolvida e a demonstração, na prática, de como as ferramentas são desenvolvidas e funcionam. Na ocasião, os alunos também puderam lançar os próprios foguetes, produzidos dentro da sala de aula.

“Foi um trabalho muito diferente, o que motivou ainda mais a estar na escola. É muito bom que os professores façam isso, porque promove uma integração maior da turma e o trabalho em equipe”, comentou Gilberto Nascimento, de 14 anos. “São coisas que aumentam a nossa vontade de estar na escola. Tem gente que acha chato ficar só na sala, então essa atividade dá mais vontade de participar. Aprendemos junto com a teoria para que serve cada peça e cada forma para o foguete funcionar”, complementou Keyrisson Ricardo, de 13 anos. 

A ideia da criação dos foguetes na sala de aula partiu do professor de matemática, Carlos Alberto. Foi através do educador que os estudantes começaram a desenvolver o projeto e hoje puderam acompanhar a prática. “São essas atividades que fazem a gente despertar o protagonismo nos nossos estudantes. Eles tomam a frente e fazem acontecer. O despertar da ciência é um momento muito diferente para eles. Promover essas atividades faz com que eles gostem mais de saber, aprender e testar na prática”, explicou o professor. 

Especialista em ensino de Astronomia e Ciências Afins, o professor de Astronomia do Espaço Ciência, Cleiton Batista, reforçou a importância do contato dos jovens com o tema. “Tive professores que foram fontes inspiradoras para que eu seguisse essa profissão. Hoje, trabalho para que novos estudantes possam ser impulsionados para isso. Muitos conteúdos que são trabalhados no dia a dia da sala de aula passam a ser ainda mais interessantes quando vistos assim, na prática”.

 
Fotos: Juliana Baracho/PCR