Estudantes da Rede celebram o Dia Mundial da Água no Parque 13 de Maio

imagem de Paulo H
Ação foi promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Núcleo de Educação em Saúde (NES) / Foto: Paulo Melo/PCR

Estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram, nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, de um evento especial em alusão à data. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância desse recurso natural, os alunos das escolas se reuniram para realizar uma série de atividades dedicadas à preservação e ao cuidado com a água. A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Núcleo de Educação em Saúde (NES), no Parque 13 de Maio, área central da cidade.

Participaram da ação os estudantes das Escolas Municipais Herbert de Souza; José da Costa Porto; Santa Cecília; Mundo Esperança; Dina de Oliveira; Almirante Soares Dutra; Engenheiro Henoch Coutinho; e a Escola Municipal Paz e Amor. Além de passar por todo circuito criado pela Secretaria de Saúde, os estudantes também levaram seus trabalhos para apresentação. Com o tema “Não ao desperdício de água”, os estudantes do 4º ano A, da Escola Municipal Almirante Soares Dutra, trouxeram uma reflexão com relação ao uso consciente da água, apresentando dicas de como regar plantas sem desperdício. “Nosso objetivo é mostrar para eles que a água é um bem precioso, que é possível utilizar apenas o que for necessário”, pontuou o professor Wilson Zalma.

“Eu gostei muito de participar, estou aprendendo muitas coisas, inclusive que podemos economizar a água na hora de lavar a calçada e o carro, por exemplo. Também aprendi sobre a prevenção do mosquito da dengue”, explicou a estudante da Escola Municipal Júlio Vicente  Flávia Kamilly.

Para trabalhar com a conscientização dos estudantes e de todos que circulavam pelo parque, foram apresentados teatros de fantoches, maquetes interativas, literatura de cordel, espaços instagramáveis, jogos, cartazes, brincadeiras, oficinas, brindes e distribuição de materiais informativos. “Estamos aqui para chamar a atenção da população sobre a situação que estamos enfrentando em relação ao desperdício de água e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Sabemos que a água é um bem necessário para nossa sobrevivência e se não tiver atenção podemos sofrer no futuro. Nossas crianças são os adultos do futuro e é através deles que temos a chance de mudar esse cenário, esse é o objetivo principal da nossa ação”, destacou Rute Dutra, coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Prefeitura do Recife.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água destaca a importância desse recurso para a vida e a necessidade de abordar questões relevantes relacionadas a ele. Este ano, considerando a relação entre a água e as arboviroses, o encontro  não apenas visa sensibilizar sobre o uso responsável da água, mas também busca fortalecer as medidas de prevenção e controle do vetor das arboviroses, o mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa promete não apenas envolver a comunidade escolar, mas também inspirar ações contínuas em prol da sustentabilidade hídrica.

A professora Ana Maria Ramos, da Escola Municipal Julio Vicente, trouxe os estudantes do 4º ano. “É importante tirar um pouco as crianças de dentro da sala de aula e mostrar pra elas um aprendizado extra classe. Trabalhamos esse tema na escola e aqui estamos mostrando trabalhos interessantíssimos sobre a importância da preservação da água. É um momento de muito aprendizado e de troca também, aqui estamos preparando crianças multiplicadoras para levar para a comunidade tudo que estão aprendendo”, disse.