Estudantes da Rede Municipal brilham no Desfile Cívico de 7 de Setembro no Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento reuniu 28 grupos escolares e destacou o protagonismo estudantil, a música e a valorização da educação pública. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

A manhã do último domingo (7) foi marcada por cores, ritmos e muito civismo na Avenida Mascarenhas de Morais. Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife participaram do Desfile Cívico de 7 de Setembro, levando ao público a energia e o talento de 28 grupos escolares vinculados ao Projeto de Musicalização e Dança do Núcleo de Atividades Culturais (NAC). A ação reuniu centenas de jovens que, em compasso e harmonia, reforçaram a importância da educação pública como espaço de formação integral, cidadã e cultural.

Com concentração iniciada nas primeiras horas da manhã, os estudantes mostraram disciplina, dedicação e alegria ao celebrar a Independência do Brasil. “É muito emocionante estar aqui tocando. A gente ensaiou bastante para esse dia e ver as pessoas aplaudindo dá muito orgulho. Eu nunca vou esquecer esse momento”, contou Ketlianne Soares, que toca prato na banda da Escola Municipal Maria Sampaio. 

O espetáculo musical também emocionou os educadores e maestros responsáveis pela preparação. Para o maestro das Escolas Municipais Vila Sésamo e Maria Sampaio,  José Renan, a participação no desfile é um marco para os jovens. “É um momento muito importante, até de relembrança, porque muitos de nós que hoje estamos à frente das bandas já estivemos no lugar desses estudantes. É especial tanto para nós quanto para eles, que se dedicam o ano inteiro para estar aqui, desde o começo do semestre até dezembro”, destacou.

O gerente do NAC, Genivaldo Francisco, ressaltou a importância da presença dos estudantes da Rede Municipal no desfile. “Mais um ano, e este é muito especial, pois temos 100% dos participantes sendo estudantes da rede municipal. Isso mostra que conseguimos consolidar o projeto nas escolas e, agora, são os nossos alunos que protagonizam esse processo pedagógico. É alegria, é música, é dança, é arte e também inclusão social por meio da cultura. Este ano, temos cerca de 2.200 estudantes participando desse grande momento”, afirmou.

A participação dos jovens no desfile também representa uma oportunidade de aprendizado que vai além da sala de aula. Ao vivenciarem o trabalho em equipe, a disciplina dos ensaios, o respeito aos colegas e a responsabilidade de representar sua escola diante da cidade, os estudantes fortalecem valores essenciais para a vida em sociedade. Essa experiência contribui diretamente para a construção da identidade cidadã e para o reconhecimento da educação como espaço de protagonismo e transformação social.

Márcia Cazuza é mãe de Clara, estudante da Escola Municipal Dois Rios, e também estava presente para prestigiar a filha. “É especial demais, algo que eu queria muito e hoje estou realizando com minha filha. Ela faz parte do grupo de dança da escola e sempre teve o desejo de participar da banda, então essa oportunidade também é muito significativa para ela. Acho fundamental trazer os estudantes para viver esse momento do Dia da Independência, porque assim eles conhecem nossa história, criam expectativa e se envolvem com a vivência cultural e cívica da cidade”, disse. 

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos estudantes e a integração da arte na educação. “É uma oportunidade para os estudantes mostrarem o que aprenderam ao longo do ano e, ao mesmo tempo, serem prestigiados por tanta dedicação. Hoje, o Programa de Musicalização já conta com 60 escolas com bandas, e o interessante é que todas elas também contam com grupos de dança, porque são linguagens que caminham juntas. A música, tanto nos anos iniciais quanto nos finais, é uma atividade extra, que exige ainda mais dedicação. Cada vez que promovemos ações como essa, estamos complementando o processo de desenvolvimento dos estudantes, e é muito gratificante vê-los brilhando nesse momento”, declarou.