Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife visitam exposição imersiva de Van Gogh

imagem de Guilherme Vila Nova
E.M Karla Patrícia, dos Coelhos e Engenheiro Umberto Gondim foram algumas unidades que participaram da exposição. Foto: Paulo Melo/PCR

Quando teoria e prática se unem, todo mundo sai ganhando. Após aprender sobre arte e história dentro das quatro paredes da sala de aula, os estudantes da Escola Municipal Karla Patrícia, localizada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram levados para conhecer a exposição The Original Van Gogh - 8k Live, a maior do gênero no país, com projeções em alta resolução de famosas obras do pintor holandês. Além desta unidade, também estiveram presentes alunos da E.M. dos Coelhos e E.M. Engenheiro Umberto Gondim. 

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, aproveitou a situação para bater um papo com os estudantes e reforçar a importância deles aproveitarem a oportunidade para aprender e guardar boas lembranças e uma excelente experiência do momento. “Fico muito contente em presenciar a chance dos estudantes em participar de uma exposição tão rica em história e interatividade. São esses momentos, além do que é aprendido em sala, que fazem a diferença na aprendizagem deles”, declarou. 

Encantados, os alunos do 5º ao 9º ano exploraram cada sala e cada obra presente no espaço, que serviu como inspiração para jovens que já têm uma relação mais próxima com o mundo das artes. É o caso de Laura Lira, de 11 anos, que pinta desde os 9. “Eu achei tudo incrível, porque expressa muito o sentimento do pintor. Ele não tinha medo de errar. Gosto de pintar detalhes, e aqui eu vi que não precisa de perfeição para ser bonito, as coisas imperfeitas também são lindas. Viver isso aqui vai me deixar mais livre e mais espontânea para pintar’, disse, maravilhada, a estudante do 6º ano. 

A experiência também foi parecida para Marcelo Medeiros, de 12 anos. “É incrível, emocionante e perfeito. Esse lugar é inspirador. Fico até emocionado em estar aqui. Achei uma experiência maravilhosa, que vai me dar ainda mais inspiração para desenhar”, destacou o menino. 

Gestora da unidade, Christiane Marinho reforçou a importância da ação com os estudantes. “Eles ficaram eufóricos, pesquisaram, estudaram, viram filmes e estão maravilhados com essa oportunidade que foi dada a eles. É importante porque tira eles um pouco da teoria e leva para a prática, saindo do tradicional”, complementou. 

 

Fotos: Paulo Melo/PCR