Estudantes da Rede Municipal do Recife batem recorde de aprovação nas ETEs e IFPE

imagem de Guilherme Vila Nova
Ao todo, município contou com 525 alunos aprovados nas instituições públicas. Foto: Paulo Melo/PCR

O ano de 2022 mal começou e já tem se mostrado bastante positivo para os estudantes da Rede Municipal do Recife. É que os alunos bateram recorde de aprovação nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Ao todo, o Recife contou com 525 alunos aprovados nessas instituições públicas, sendo 505 nas ETEs e 20 no IFPE. Este número representa um crescimento de 40,7% se comparado ao ano de 2020, quando tivemos 373 estudantes aprovados. 

O principal destaque vai para a Escola Municipal Nadir Colaço, do bairro da Macaxeira, que sozinha aprovou 52 estudantes para as Escolas Técnicas Estaduais. Em seguida vieram os estudantes da Escola Municipal São Cristóvão, do Brejo da Guabiraba, com 31 aprovações; Escola Municipal em Tempo Integral Divino Espírito Santo, da Caxangá, com 29 estudantes aprovados; as Escolas Municipais Pedro Augusto, da Soledade, e Rodolfo Aureliano, da Várzea, com 28 estudantes aprovados; e as Escolas Municipais Nilo Pereira, de Casa Amarela, e Tempo Integral Dom Bosco, de Jardim São Paulo, com 26 e 24 alunos confirmados nas ETEs, respectivamente.

 “O que garantiu esse grande resultado foi o empenho dos professores e de todos que fazem a comunidade escolar, focados sempre em fazer um grande trabalho com os estudantes no pós horário, duas vezes por semana. Nossa escola é integral e os professores de português e matemática, principalmente, realizavam o trabalho constante com eles, utilizando material do ONDATEC e também fazendo simulados e aulões. Tudo isso fez toda a diferença. Falamos sempre com os pais e incentivamos os alunos, mostrando a importância do futuro profissional. Estamos muito felizes”, celebrou Josenere Sales, gestora da Nadir Colaço. 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou o lançamento do Programa Ondatec 2021 no mês de agosto. A iniciativa prepara estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Recife, através de mega aulões para a participação em processos seletivos de Escolas Técnicas Estaduais e Instituições Federais. As atividades preparatórias do Ondatec contemplam também os estudantes dos programas de correção de fluxo, como o Travessia e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

“Ao longo dos anos, a Secretaria Municipal de Recife vem investindo na qualidade de ensino.  Nos Anos Finais, por meio do ONDATEC, vimos muitos alunos aprovados em Escolas Técnicas Estaduais e Federais. Entretanto, contra todas as expectativas, mas com um forte trabalho de todas as unidades e da equipe de coordenadores e professores do ONDATEC, batemos um recorde de aprovações. Até o momento, são 505 estudantes aprovados nas ETEs e 20 no IFPE”, comemorou Juliana Guedes, secretária executiva de Gestão Pedagógica do Recife. 

“Estamos muito contentes em poder compartilhar com os nossos estudantes essa excelente notícia. Em cinco anos, o número de aprovação desses alunos em Escolas Técnicas e Institutos Federais subiu de 282 para 525. São números para a gente celebrar e nos fazer já iniciar o ano de 2022 com o pé direito e com expectativa de novos excelentes resultados para a nossa Rede Municipal do Recife”, arrematou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.