Estudantes da rede municipal do Recife conquistam credenciamento para participar da FEICTIN na Colômbia

Foto: Ronaldo Almeida/DETEC

Os estudantes da rede municipal de ensino do Recife que foram ao Encontro Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENICITI 2018, no México, desembarcaram na capital pernambucana na última segunda-feira (28). Eles conquistaram credenciamento para participar da Feira Internacional de Ciências, Tecnologia e Inovação - FEICTIN que será realizada em setembro, na Colômbia. A equipe da Escola Municipal Antônio de Brito Alves participará do evento que será realizado este ano, já o grupo da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França vai participar da edição de 2019.

Ao todo, dois grupos de estudantes do 7° ao 9° ano e uma docente apresentaram os projetos. O professor Edson Gomes, da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França, de Dois Unidos, Coordenador do projeto, “Tecnologia assistivas e robótica educacional: um olhar especial sobre a cidade”, e acompanhou os alunos Matheus Henrique, Vitorya Rebeca e Ana Grazielly.Ao todo, dois grupos de estudantes do 7° ao 9° ano e uma docente apresentaram os projetos. O professor Edson Gomes, da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França, de Dois Unidos, Coordenador do projeto, “Tecnologia assistivas e robótica educacional: um olhar especial sobre a cidade”, e acompanhou os alunos Matheus Henrique, Vitorya Rebeca e Ana Grazielly.

O trabalho teve como objetivo compreender a problemática da mobilidade urbana para as pessoas com deficiência no Bairro de Dois Unidos, desenvolvendo criativamente soluções para amenizar as dificuldades de locomoção com o uso da robótica livre e lego. Com o trabalho foi possível identificar os principais problemas de acessibilidade do Bairro e confeccionar objetos robóticos, como uma bengala com sensores e bluetooth, que facilitam o desvio de obstáculos, e que proporcionam a ampliação da acessibilidade e da mobilidade das pessoas com deficiência na cidade.

O estudante Matheus Henrique, 15 anos, gostou de apresentar o trabalho para outro público e de ter conhecido outra cultura. “A experiência foi melhor do que eu esperava. A feira foi super organizada, conheci lugares novos, vi as pirâmides, e pela primeira vez vi um esquilo. Só achei a comida picante”, contou empolgado.

O segundo projeto foi o “Idoso: o melhor tempo de se viver em paz”, dos jovens Paulo Henrique e André Vitor, da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, da Mustardinha. O projeto tem como objetivo apoiar a conscientização dos jovens em relação ao cuidado com o idoso, identificando os tipos de violência, aprimorando conhecimentos através do estudo do Estatuto do Idoso.

A professora Luciana Cavalcante de Souza, da Escola Municipal de Tempo Integral Divino Espírito Santo, na Caxangá, apresentou o trabalho ”Conhecendo o sistema reprodutor masculino e feminino, utilizando o instrumento da arte no ensino de Ciências”. A partir de estudos teóricos e de campo do sistema reprodutor masculino e feminino, com aulas expositivas e aulas práticas, a professora propôs construir um acervo anatômico do sistema reprodutor masculino e feminino na escola com o uso da argila e biscuit.“Foi uma experiência ótima. Apenas duas professoras apresentaram trabalho. Na categoria de conferencista, ministrei palestra para vários professores da Universidade de Valadolid”, comemorou.

O Encontro Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENICITI) teve como objetivo divulgar os avanços nas pesquisas de inovação e desenvolvimento tecnológico, estabelecendo relações colaborativas com instituições e pesquisadores de diferentes Regiões, com a possibilidade de trocar ideias, promover o trabalho científico e o interesse na pesquisa. O secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, comentou a importância da participação dos jovens da rede. “Nós incentivamos as nossas escolas a trabalhar com ciência. Por trás disso tem toda uma pesquisa feita nas escolas, acompanhada pelos professores, que incentiva as crianças a pensar, a criar soluções de problemas, a levantar informações na comunidade. Esses trabalhos e esses jovens são a mostra que quando nossos estudantes tem uma melhor condição de aprendizagem eles se destacam”, comentou o secretário que afirmou ainda que desde 2013 a Secretaria de Educação vem investindo na formação dos estudantes com projetos pedagógicos, que estimulam o pensamento crítico como o Mente Inovadora, Robótica na Escola e no incentivo à produção de material científico.