Estudantes da Rede Municipal do Recife participam de projeto de História que promove intercâmbio para Portugal

imagem de Guilherme Vila Nova
Ao todo, 85 alunos do 8º ano de 11 escolas vivem uma semana de imersão na E.M. Karla Patrícia através do projeto “Era uma vez”. Foto: Paulo Melo/PCR

Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife deram início, na terça-feira (18), a uma série de atividades imersivas envolvendo a Independência do Brasil. “Hospedados” na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, os alunos participam até a próxima segunda-feira (24) de mais uma etapa do projeto “Era uma vez”, realizado pela produtora cultural Origem, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Lwart Soluções Ambientais e apoio da Prefeitura do Recife. 

Esta é a primeira vez que a capital pernambucana participa da iniciativa, que conta com  85 estudantes do 8º ano de 11 escolas da Rede Municipal da cidade e seus respectivos professores de História. Desde o início do ano o projeto vem movimentando as unidades da rede, incentivando os estudantes a produzirem histórias em quadrinhos contando momentos importantes para a história do Brasil. Os professores também tiveram uma atenção especial e passaram por formações para também integrarem o projeto.

“A gente sempre comenta que a história precisa ser sempre visitada, reconstruída e encaixada na nossa realidade. Estamos agora olhando para trás e fazendo uma revisão na nossa própria história. Quem participou? Quem foi excluído? Esse é um debate que já existe nas universidades e estamos levando para as nossas salas de aula. Isso é muito importante”, informou a professora de História da Escola Municipal Marechal Rondon, Lara da Hora.

Os estudantes estão mais do que empolgados para viver a experiência. Principalmente porque, ao final da imersão, dez dos 85 alunos participantes no Recife serão selecionados para um intercâmbio em Portugal, onde trocarão informações com estudantes portugueses sobre a história do Brasil e a atual relação do país com Portugal. A seleção se dará através da avaliação da produtora Origem aos trabalhos realizados pelos estudantes, que desenvolveram histórias em quadrinho sobre a independência do Brasil. 

“Estou com muita expectativa e esperando muitas coisas legais desse acampamento. Acredito que vou aprender ainda mais e poder ter uma interação maior com os meus colegas. A minha maior expectativa é que o meu trabalho me leve até Portugal”, destacou Cícero Miguel, de 13 anos, da E.M. Dom Bosco, que escreveu o quadrinho “O sonho maluco”, contando a história de um menino negro que viaja de 2070 até 2023 para ver as condições atuais do país. 

Já Maria Eduarda, de 13 anos, estudante da E.M. Marechal Rondon, apostou na história de Maria Felipa para produzir o quadrinho, que traz a influência da baiana na independência do Brasil. “Quis dar destaque a uma personagem que muitas vezes não é tão valorizada, mas que foi de grande importância. História é minha disciplina preferida e acho o projeto uma iniciativa muito boa para quem quer conhecer melhor a nossa própria história, principalmente porque foi através desse aprofundamento que soubemos de pessoas que participaram da independência, mas que infelizmente não estão nos livros didáticos”, complementou. 

“Esse é um trabalho que vem agregando conhecimento, criticidade e ludicidade ao ensino da História na Rede Municipal do Recife. É um projeto que vem acontecendo desde o início do ano nas escolas e que hoje demos o pontapé em uma etapa muito importante, reunindo nossos estudantes em uma imersão muito interessante”, destacou a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva. 

Fotos: Paulo Melo/PCR