Estudantes da Rede Municipal do Recife participam de Workshop de Artes Cênicas e Música

imagem de Guilherme Vila Nova
Programação foi voltada para quem faz parte de bandas marciais e fanfarras. Foto: Paulo Melo/PCR

Não são apenas as disciplinas tradicionais da grade curricular que formam um estudante. Além das tão conhecidas aulas de português e matemática, o aluno precisa ser visto como um ser complexo e completo. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Recife, por meio do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), realizou um workshop para estudantes e integrantes de bandas escolares voltado para as artes cênicas e música, nesta quinta-feira (13).

Neste primeiro dia, o evento contou com uma apresentação cultural protagonizada por um grupo de teatro de Serra Talhada, além das oficinas de Percepção, Conhecimento e Expressividade Corporal (teatro, voz e dança), realizada por Lucrécia Forcioni;  Iniciação à Percussão Erudita, com Adalberto Ferreira; Técnicas para Construção de Desenhos Coreográficos, com Thabata Alves; e Percussão Corporal, com Wellington Jamaica. 

A programação se estende até esta sexta-feira (14), com oficinas de Dança Contemporânea; Iniciação à Composição Musical e Arranjo; Arte e Cultura Popular Pernambucana e Música Popular Pernambucana. “Estamos começando 2022 com essa ação tão importante, unindo arte e educação dentro da rede pública. É muito importante cada vez mais incentivar nesses estudantes o gosto pela arte. A intenção é fazer com que eles se encontrem e enxerguem as possibilidades de transformação através da educação, usando sempre a arte como ferramenta”, celebrou Genivaldo Francisco, gestor do NAC do Recife.

Ana Karollyna, de 13 anos, que toca prato na banda da Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros, do Vasco da Gama, comemorou a oportunidade de participar do evento. “É muito importante para nós, que participamos de atividades culturais, sair do óbvio. Acredito que tudo o que foi passado servirá como inspiração para mim. Quero aprender cada vez mais e evoluir. Tenho certeza que todo esse conhecimento irá nos ajudar muito nas competições, porque teremos criatividade para elaborar coisas muito melhores”, comentou a estudante.  

 
Fotos: Paulo Melo/PCR