Estudantes da Rede Municipal do Recife prestigiam espetáculo cultural no Teatro Barreto Júnior

imagem de Guilherme Vila Nova
Ação faz parte do projeto “Educação e Cultura para Todos: Acesso aos bens culturais”, promovido pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC). Foto: Divulgação

Estudantes dos anos iniciais de três escolas municipais do Recife marcaram presença, na última quarta-feira (18), no Teatro Barreto Júnior para prestigiar mais uma edição do projeto “Educação e Cultura para Todos: Acesso aos bens culturais”. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação do Recife por meio do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), visa promover ações de acesso aos bens culturais, como teatros e museus, levando os estudantes a ocuparem espaços importantes da cidade, fazendo com que eles possam sentir a sensação de pertencimento do local onde vivem.

O projeto está em sua terceira edição e já levou espetáculos para o Teatro de Santa Isabel e Teatro do Parque, atendendo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na edição realizada no Barreto Júnior, foram contemplados estudantes da Escola Municipal Antônio Farias Filho, de San Martin, Escola Municipal dos Coelhos e Escola Municipal Compositor Capiba, do bairro do Torreão. Na ocasião, os presentes puderam acompanhar o espetáculo infantojuvenil “A batalha da vírgula contra o ponto final”, realizado pela Companhia de Teatro Omoiós.

“Cultura e educação para todos. Com esse pensamento o NAC deu início a esse projeto de acesso dos nossos estudantes e seus familiares aos bens culturais do Recife. Esse público poderá assistir a espetáculos de qualidade, dando visibilidade também aos artistas da cidade, que durante a pandemia tiveram tanto tempo longe dos palcos. E assim usamos a cultura e arte como ferramenta transformadora e de inclusão social”, comentou o gestor do NAC, Genivaldo Francisco.