Estudantes da Rede Municipal do Recife prestigiam espetáculo de Natal dos Doutores da Alegria no Teatro do Parque

imagem de Guilherme Vila Nova
Peça teatral ‘Auto de Natal’ conta a história do nascimento de Jesus através do olhar irreverente do palhaço. Foto: Paulo Melo/PCR

O espírito natalino já tomou conta do Teatro do Parque nesta sexta-feira (16). Em um espetáculo encenado pelos Doutores da Alegria, estudantes da Rede Municipal do Recife puderam prestigiar a história do nascimento do menino Jesus pelo olhar irreverente do palhaço, intitulado de ‘Auto de Natal’. 

A iniciativa já existe há nove anos e é encenada nos hospitais, possibilitando que as crianças ali internadas também possam celebrar a magia do Natal. Com o intuito de permitir que mais pessoas tenham acesso ao espetáculo, veio a ideia de realizar uma sessão especial aberta ao público. Assim, em parceria com a Prefeitura do Recife, estudantes das Escolas Municipais Nossa Senhora do Pilar, Edite Braga e Soldado José Antônio formaram parte do público que riu e se emocionou com a peça teatral.

Junto com os estudantes, a professora da E.M. Nossa Senhora do Pilar, Ana Lúcia Baima, destacou a importância do momento para os alunos. “É uma coisa nova para eles. Muitos aqui nunca vieram ao teatro, então é muito importante que eles tenham essa vivência. Estão todos eufóricos. Além da experiência de conhecer um novo local, também é importante para a cultura de viver a cidade e explorar os espaços culturais dela”, contou. Quem também estava super animado com as apresentações foi Eduardo Cardoso, de sete anos. “Gosto muito da escola e nunca tinha vindo em um teatro. Estou gostando muito e achando tudo muito bonito”, complementou o estudante. 

A trilha sonora do espetáculo foi feita ao vivo e, este ano, teve algumas surpresas, trazidas pelo trio de Reis “Magros” roqueiro: Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), Dr. Micolino (Marcelino Dias) e Dr. Gonda (Tiago Gondim). Dr. Eu_Zébio também é o besteirologista responsável pelo parto da criança. Os adereços de cabeça dos palhaços foram criados por Antônio Olivier.

“A apresentação no teatro é uma possibilidade de ampliar o nosso público, levando esse espírito de renovação e esperança a mais pessoas, de uma forma muito engraçada. Nós nos divertimos juntos”, contou Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria e diretor do espetáculo. A produção é de Nice Vasconcelos. 

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR