Estudantes da Rede Municipal do Recife prestigiam Mostra Infantil de Cinema do Cine PE

imagem de Guilherme Vila Nova
Cerca de 400 alunos participaram das atividades que aconteceram nesta segunda (28) e terça-feira (29), no Teatro do Parque. Foto: Paulo Melo/PCR

Cerca de 400 estudantes da Rede Municipal do Recife participaram, nesta segunda (28) e terça-feira (29), da Mostra Infantil de Cinema do Cine PE, que faz parte da programação da 25ª edição do Festival de Audiovisual 2021. Os estudantes foram divididos em dois grupos e tiveram acesso a duas sessões de cinema para assistirem aos filmes Turma da Mônica: Laços e A Pequena Travessa. A ação visa ampliar a vivência dos estudantes em relação à cultura midiática, conteúdo audiovisual e cinematográfico. A exibição dos longas foi realizada no cinema do Teatro do Parque.

Ao todo, participaram da ação estudantes de nove unidades educacionais do Recife, que atualmente participam do programa Escolas Criativas, uma parceria da Prefeitura da cidade com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Estão envolvidas no evento as crianças das Escolas Municipais Monteiro Lobato; Dois Rios; Senador Ermírio de Moraes; Magalhães Gueiros; Mauro Mota; Nossa Senhora do Pilar; Emídio Dantas e Santa Edwiges. 

Mas, os estudantes não foram apenas para prestigiar o evento. A Mostra Infantil de Cinema do Cine PE também serviu como um projeto piloto para um plano futuro na Rede Municipal do Recife, que é a implantação dos clubes de cinema em unidades de ensino. Para isso, os alunos deram início a um projeto de imprensa mirim, fazendo a cobertura jornalística do festival com apoio das equipes de rádio e cinema da Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação. 

“Todas essas ações dos programas audiovisuais da Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação estão alinhadas em uma proposta integrativa na perspectiva da aprendizagem criativa no ambiente escolar, buscando sempre promover o engajamento e o protagonismo infantil em todas as suas vertentes”,  destacou Simone Rodrigues Laureano, da Gestão de Projetos Especiais da Secretaria de Educação do Recife. “Aproveitando o momento, nossos estudantes deram início a um projeto onde eles desempenham um papel jornalístico, produzindo vídeos, podcasts, enquetes e fotografias, construindo assim uma rica reportagem sobre a Mostra, que depois será socializada com toda a comunidade escolar”, complementou. 

Muitos dos estudantes que participaram da ação tiveram o seu primeiro contato com o cinema e a tela gigante pela primeira vez no evento. Foi o caso de Maria Luiza, da Escola Municipal Magalhães Bastos, do bairro da Várzea. “Pra mim foi tudo impressionante, legal e muito divertido. Foi muito especial participar desse momento. Toda criança tem que ter a oportunidade de vivenciar essa experiência de ver um filme em uma tela grande, visitar o teatro e o cinema”, contou. 

Quem também ficou radiante com a experiência foi Jamili Vitória. “Quando cheguei aqui, fiquei impressionada com tudo o que vi. Gostei muito de estar presente nesse momento”, encerrou a estudante da Escola Municipal Monteiro Lobato, de Peixinhos. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR