Estudantes da Rede Municipal do Recife recebem premiação da OBMEP 2023

imagem de Guilherme Vila Nova
Foram premiados 24 estudantes com melhor desempenho por Região Política Administrativa / Foto: Paulo Melo/PCR

A Prefeitura do Recife, realizou, nesta sexta-feira (15), a premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2023) - 2° Olimpíada Mirim, voltada  para alunos do 2°ao 5° ano do ensino fundamental. A cerimônia de premiação aconteceu no Auditório Dom Hélder, na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER). Participaram da competição 107 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Na ocasião, foram premiados 24 estudantes que obtiveram melhor desempenho por Região Política Administrativa (RPA), sendo seis estudantes de cada série. O objetivo da olimpíada é incentivar o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que estimulem o raciocínio lógico, despertem o interesse e a curiosidade de estudantes e professores.

“Esse momento é a culminância de um processo que é fundamental no crescimento desses estudantes. É uma transformação em relação ao conhecimento. A matemática sempre chega com muitos mitos e esse momento vai impactar diretamente na vida deles. Esse é o impacto que almejamos enquanto gestão pedagógica”, disse Ana Cristina Avellar, Gerente de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais (GALEIAI).

O estudante Agnaldo Oliveira Júnior, de 15 anos, encarou a olimpíada como um desafio. Com uma história de superação, o jovem enfrentou seus medos e se agarrou no incentivo da professora Maria Helena. “Eu sempre gostei muito de matemática. Depois que passei três anos longe da escola, achei que não conseguiria, mas a professora nunca me deixou desanimar. A força de vontade faz a gente conseguir. Wuero muito seguir nos meus estudos, recuperar o que perdi e continuar participando das olimpíadas de matemática, porque sei que sou capaz”, falou o estudante da Escola Municipal Novo Horizonte.

Compartilhando do mesmo sentimento de felicidade estava o estudante da E.M.T.I Alto da Guabiraba, Wallacy Silva. “A matemática pra mim é uma matéria muito importante, tudo em nossa vida envolve a matemática e eu gosto muito disso. Resolvi fazer a olimpíada com o apoio da minha mãe e da minha professora, hoje estou recebendo essa medalha e só quero agradecer a elas. Estou muito feliz”, explicou o jovem de 11 anos.

A Olimpíada Mirim foi realizada através da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, por meio da Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais, Divisão de Anos Iniciais e Gerência Geral de Comunicação Estratégica.