Estudantes da Rede Municipal do Recife são recebidos com festa em desembarque na capital pernambucana

imagem de Guilherme Vila Nova
Equipes Robotnik e Águia de Prata conquistaram medalha de ouro e prata, respectivamente, na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Foto: Paulo Melo/PCR

Para uma vitória com as cores da bandeira recifense, a trilha sonora só poderia ser uma: frevo. Foi com esse elemento e grande festa que os estudantes da Rede Municipal do Recife foram recepcionados ao desembarcar na capital pernambucana. Na bagagem, além de muita experiência e histórias pra contar, estavam as medalhas de ouro e prata conquistadas no Nível 1 da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, disputada em São Paulo. As equipes Robotnik e Águia de Prata, das Escolas Municipais Doutor Rodolfo Aureliano e Antônio Farias, respectivamente, foram as responsáveis pelas cores de Pernambuco figurarem nos pontos mais altos do pódio.

Para uma conquista tão expressiva, nada mais justo que uma comemoração à altura. Os estudantes foram recepcionados pelo secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, a secretária executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação, Lígia Stocche, além da Banda Marcial e passistas de frevo da Secretaria de Educação da cidade. Com o resultado, a Prefeitura do Recife conquistou o tetracampeonato nacional da competição, já que também foi campeã em 2015 (Uberlândia/MG), 2016 (Recife/PE) e 2019 (Rio Grande/RS).

“Vivemos uma experiência ótima. Trabalhamos juntos, competimos juntos, compartilhamos ideias e vencemos. A gente queria muito trazer esse prêmio e dar orgulho para o nosso Pernambuco. Queremos sempre colocar Recife no primeiro lugar do Brasil”, comemorou Pedro Ivo, de 13 anos, que pertence à equipe campeã, Robotnik.

Muito além da premiação, os estudantes fizeram questão de destacar as experiências vividas durante a competição. “Fizemos novas amizades, conheci novas equipes de outros lugares do Brasil e vivi uma experiência muito legal. Eu nunca tinha viajado de avião e foi muito especial viver isso. Quando o nosso robô errava eu ficava muito triste, mas quando voltava a acertar a gente ficava muito feliz”, detalhou Evellyn Vitória, de 11 anos, que faz parte do time vice-campeão, Águia de Prata.

Os estudantes compõem clubes de robótica formados dentro das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Recife e, anteriormente, conseguiram a classificação na fase nacional da competição após um excelente desempenho nas etapas regional e estadual da OBR, realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, no mês de agosto. Para a competição, a Prefeitura do Recife promoveu a participação de mais de 140 estudantes da rede pública municipal.

Ao todo, o Recife enviou para São Paulo cinco equipes. Além da Robotnik e da Águia de Prata, representaram as cores de Pernambuco os times PH Robótica, da E.M. Padre Antônio Henrique, Supremos, da E.M. Antônio Farias Filho, e a Refúgios Tech Robotics, da UTEC Santo Amaro. Esta última, inclusive, ainda traz para casa o prêmio de ‘Melhor Estratégia de Resgate’.

“A gente está muito feliz, principalmente por viver isso depois do período difícil que foi durante a pandemia. Com a retomada das competições, fizemos um trabalho diferenciado para incentivar que as escolas participassem das disputas. Ficamos felizes pois eles já haviam se destacado na etapa estadual, conseguindo enviar cinco equipes para o nacional. Para coroar o trabalho, dois times alcançaram os primeiros lugares no Nível 1, mostrando que o programa ‘Robótica na Escola’ tem feito um trabalho muito importante e fortalecido a modalidade na nossa rede”, arrematou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Fotos: Paulo Melo/PCR