Estudantes da rede municipal do Recife trocam livros no Sítio da Trindade

Cerca de 400 alunos participaram de contação de histórias, apresentações musicais e oficinas na Feira Literária do Lê, Troca. Foto: Felipe Soares/SETE

O Sítio Trindade, em Casa Amarela, foi palco, nessa quarta-feira (4), da IV Feira Literária do Lê, Troca, que contou com a participação de aproximadamente 400 estudantes e professores da rede municipal de ensino do Recife. Organizada pela Unidade de Tecnologia (Utec) Sítio da Trindade, que faz parte da Secretaria de Educação do Recife, a programação incluiu troca de livros, rodas de contação de histórias, apresentações musicais do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada e oficinas de tecnologia e de pintura.

“Assim que o estudante chega na feira, nossa equipe recebe os livros, faz uma triagem e os coloca na estante. Depois o aluno vai em busca de outro para levar pra casa”, explica a professora Ladjane Sobreira, dirigente da Utec. A docente Bárbara Lima, contadora de história do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), acredita que a feira está no caminho certo, estimulando a leitura através de atividades lúdicas. “O foco é o incentivo à leitura através do encantamento. Na contação de histórias, nós fazemos toda uma encenação para estimular o imaginário das crianças”, explica. Além de levar contadoras de histórias como Bárbara para a feira, o PMBFL também disponibilizou um acervo de livros do programa.

Os estudantes também conheceram a história do Sítio Trindade, onde foi erguido o Arraial Velho do Bom Jesus na época da invasão holandesa a Pernambuco, entre 1630 e 1654. O sítio também foi sede do Movimento de Cultura Popular (MCP) na década de 60. “O evento é ótimo para nós alunos aprendermos mais. Ler é importante pra vida”, opinou Iranildo Albino da Silva, 14 anos, estudante do 6º ano, da Escola Municipal Poeta Joaquim Cardozo, localizada na Macaxeira.

Fotos: Felipe Soares/SETE