Estudantes da rede municipal do Recife vencem torneio de Robótica do Sesi

Alunos da Prefeitura do Recife que representaram Pernambuco construíram o melhor robô no Festival Sesi de Robótica, realizado em Brasília. Foto:Cortesia

Depois de serem bicampeões brasileiros de robótica, estudantes da rede municipal de ensino do Recife conquistaram, nessa sexta-feira (11), mais um prêmio nacional: o "Desafio do Robô”, que faz parte do Festival Sesi de Robótica First Lego League (FLL), realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em Brasília, junto à Olimpíada do Conhecimento 2016. Na competição iniciada na última quinta (10), a equipe da Prefeitura do Recife que representou Pernambuco concorreu com mais 26 times, uma de cada estado do Brasil, além do Distrito Federal. O grupo retorna ao Recife na tarde deste sábado (12), por volta das 13h30, num voo da Avianca.

Os 27 times eram formados por alunos de até 17 anos, de unidades de ensino públicas de nível fundamental, médio e técnico. Composta por oito estudantes de cinco unidades de ensino municipais do Recife, a equipe pernambucana desbancou o Goiás na semifinal do Desafio do Robô, enquanto a outra semifinal foi vencida pela Bahia diante do Maranhão. Na final, os pernambucanos venceram os baianos, depois de ficarem na frente no placar de todas as etapas. Já outras 27 equipes do Sesi disputaram entre elas, totalizando 54 times participantes do festival.

A competição envolvia apresentação de projeto de pesquisa com soluções inovadoras para a relação entre homens e animais; valores como respeito e trabalho em equipe, além de desafios para avaliar qual robô de Lego montado e programado pelos alunos se saía melhor nas missões propostas na mesa de prova. Esta última categoria é que foi vencida pela equipe da PCR,formada pelos estudantes Maria Eduarda Barbosa e Thiago dos Santos, da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, e Ryan Vinícius Santos Morais, representando a Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra; todos campeões brasileiros da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2016; Chrystian Alexandre e Isaías Francisco da Silva, da Escola Municipal da Iputinga (2ª colocada na OBR 2016); Júlia Vitória Melo, da Escola Municipal João XXIII; e Maria Eduarda de Lima e Fillipe José Gomes Vicente, da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus.

Os alunos, que viajaram a convite do Sesi, foram orientados pelo professor Cid Espíndola, que é coordenador do Programa Robótica na Escola, a professora Maria Mércia Sátiro e Victor Sabino, monitor do programa. “Os desafios relacionados aos animais eram completamente diferentes dos que enfrentamos na Olimpíada Brasileira de Robótica. Os robôs dos estudantes tiveram que alimentar os bichos de Lego, baixar uma passarela para que um cego passasse com um cachorro, tirar leite da vaca, entre outras atividades montadas com as peças da robótica de encaixe da Lego. O nosso robô ganhou por ter sido o que se saiu melhor em mais de dez missões de robótica. Fizemos muito bonito, mesmo só tendo dez dias para nos prepararmos para esta competição”, contou o professor Cid.

ROBÓTICA NA ESCOLA - Mais de 73 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife têm acesso à tecnologia através do Programa Robótica na Escola, desde 2014. O programa já teve seus primeiros resultados práticos: os estudantes da rede municipal de ensino do Recife foram campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2015 e 2016, campeões estaduais em 2014 e 2016, além de oitavos colocados na olimpíada mundial de robótica, em 2016. Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental.