Estudantes da rede municipal embarcam para apresentar trabalhos em feira internacional

imagem de Paulo H
Comitiva embarcou rumo ao Peru para feira de ciência e tecnologia. Foto: Paulo H./PCR

Na tarde do último domingo (17) duas equipes da rede municipal de ensino do Recife embarcaram rumo a Lima, capital do Peru, para participar da XXI Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Cientec). O evento começou na última segunda-feira (18) e segue até o dia 22. Os estudantes conquistaram credenciamento durante a 4ª Feira de Conhecimentos do Recife (Fecon).

Ao todo, viajaram quatro estudantes e quatro professores. Felipe Falcão e Edson Cristiano dos Santos, ambos estudantes do 8º ano, orientados pela professora Katia Cabral, da Escola Municipal Hugo Gerdau/Utec Cordeiro levaram a pesquisa “Tecnologia e acessibilidade: a robótica em benefício das pessoas com deficiência”. A ideia de construir protótipos surgiu no Clube de Robótica da UTEC Cordeiro quando foram percebidas as necessidades de familiares ou amigos com deficiência, onde se constatou que a maioria sofre por encontrar obstáculos para realizar tarefas simples, como, por exemplo, andar pelas ruas. Desta forma buscou-se utilizar os conhecimentos adquiridos para melhorar as capacidades funcionais e acessibilidade por meio da Robótica.

Já os alunos Edson Souza e Neto Leandro da Silva, do 6º ano da Escola Municipal da Iputinga, levaram na bagagem o trabalho “O uso do soroban na aprendizagem de Matemática”, orientado pelo professor Gladstone Soares. O projeto visa ressignificar o Soroban como instrumento contador mecânico milenar, bem como facilitador da aprendizagem do cálculo para que os estudantes possam utilizar na prática, de forma concreta. Assim como, um meio que facilite a compreensão dos cálculos fundamentais, a agilidade na resolução de problemas matemáticos e o uso do instrumento por pessoas cegas possibilitando o manuseio com apropriação, e a inclusão de fato.