Estudantes da rede municipal embarcam para encontro internacional de ciências

Os jovens participam da 9ª Expo-Ciencias Latinoamericana ESI-AMLAT, no Chile, no mês de julho. Foto: Marcos Pastich/PCR

Muita expectativa e empolgação. Este foi o clima que tomou conta dos jovens da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, localizada em Vasco da Gama, que foram recebidos pelo Vice-Prefeito Luciano Siqueira, nesta quinta-feira (21), para receber passaportes e kits para a viagem internacional para o Chile, que farão em julho. Jamerson Mendes da Silva (14), Maria do Carmo Cavalcanti (15) e Brendha Ferreira da Silva (15) irão representar a rede municipal de ensino do Recife na 9ª Expo-Ciencias Latinoamericana ESI-AMLAT, em Anfagasta. Na conversa, que também contou com a presença do secretário de Educação Alexandre Rêbelo, os alunos também falaram da expectativa em representar a cidade num desafio internacional.

“Esses garotos, que agora vão para o Chile, fazem parte de um esforço imenso da Prefeitura do Recife em estimular o conhecimento, promovendo a iniciação à pesquisa em diversas áreas, que envolve mais de 300 grupos em nossa rede. Eles estão indo para uma feira de conhecimento internacional, isso é motivo de orgulho para cidade, para nossa equipe, e sem dúvidas para o prefeito Geraldo Julio. Essa experiência vai ajudar a formá-los como indivíduos e como profissionais”, afirmou o vice-prefeito Luciano Siqueira.

Na ocasião, Jamerson Mendes da Silva, Maria do Carmo e Brendha Ferreira receberam seus passaportes e um kit para a viagem, composto por mochila, dois moletons e três camisas (azul, amarela e branca). O trabalho que irão apresentar na feira internacional do Chile, intitulado “Sementes em solo fértil: Estudo sobre os impactos positivos e negativos da vegetação em áreas de morro”, consiste em avaliar as plantações das encostas e áreas de morro. “É a primeira vez que estou viajando e estou muito animada e feliz. Essa é uma oportunidade única, estudamos muito para esse projeto e esperamos levar a pesquisa que fizemos na nossa comunidade e todas as nossas conclusões para as pessoas de lá” ponderou Brendha.

O ano de 2018 marcou a estreia da rede municipal de ensino em eventos internacionais de ciências. Desde 2013 a Secretaria de Educação do Recife vem investindo na formação dos estudantes com projetos pedagógicos que estimulam o pensamento crítico como o MenteInovadora, Robótica na Escola e no incentivo à produção de material científico.

O secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, comentou o destaque dos jovens da rede municipal.“Esses jovens estão indo representar nossa cidade no Chile, dentro de um projeto que temos na rede, de desenvolver a parte de ciências. Eles avaliam problemas, entendem e tentam solucioná-lo. Com esses estudantes que vão agora, já temos 30 jovens que vão nos representar no exterior. Somando com outras feiras nacionais, já são quase 150 estudantes viajando e representando nossa cidade em feiras de conhecimento Brasil afora. É a prova que investir em conhecimento e educação traz resultado”, afirmou o secretário, que mencionou ainda que, como resultado deste estímulo,30 estudantes já conseguiram o feito inédito de conquistar vagas para apresentar seus trabalhos em 2018 e 2019 em cinco países: México, Chile, Colômbia, Paraguai e Abu Dhabi.

Para a professora de geografia Ana Paula Freire da Silva, que acompanhará os jovens, este é um trabalho que vai além dos muros da escola. “Temos inovado ao trabalhar com metodologia científica no ensino fundamental, então o trabalho de campo que é realizado na comunidade tem gerado muito interesse. Este grupo que vai para o Chile está falando da própria comunidade e agora segue rumo fora dos muros da escola, o que significa que a comunidade é inserida no processo educacional e no cotidiano escolar. O sentimento é de muita emoção e tudo isso por poder perceber que eles são protagonistas desta ação e de seus futuros”, concluiu.