Estudantes da Rede Municipal participam da 3ª edição do Fórum de Protagonismo

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Evento reuniu crianças e adolescentes dos anos iniciais e finais da rede para discutir liderança, identidade e valorização da educação integral. Foto: Kleyvson Santos/PCR

A Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER) recebeu, nesta quinta-feira (21), a 3ª edição do Fórum de Protagonismo, um espaço de troca e aprendizado voltado para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com o tema “Protagonismo e liderança: o que eu tenho com isso?”, o encontro foi conduzido pelos próprios jovens, que assumiram o papel central em todas as atividades.

A programação contou com a apresentação teatral “O que Ficou na Estante”, da Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) Cícero Franklin Cordeiro. A peça, oriunda do Projeto Empodera Mulher, uma iniciativa da Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Educação que acontece em diversas escolas da rede, abordou a violência contra a mulher, destacando a coragem de Maria ao deixar um relacionamento abusivo e recomeçar sua vida.

“Quando a gente trabalha com teatro e formas mais interativas, fica muito mais fácil para os jovens entenderem e se envolverem. O protagonismo é fundamental, porque a escola não é feita só de professores e diretores, mas também dos alunos, que estão ali todos os dias e podem liderar, criar e transformar”, comentou a estudante Isabel da Silva, de 14 anos.

A programação contou ainda com a palestra “Me Declaro, me reconheço: juventudes e construção de identidades”, realizada pelo GTERÊ; a Mostra de Clubes de Protagonismo de oito escolas; oficinas para os anos iniciais e finais; e debates intersetoriais com a participação da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Educação, da EFER e da Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação (SEPTI). 

O Fórum tem como objetivo promover o fortalecimento das práticas de liderança e protagonismo entre os estudantes dos anos iniciais e finais das escolas municipais do Recife, reconhecendo crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e agentes de transformação, em conformidade com os princípios da educação integral previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Plano Nacional de Educação (PNE). 

“O protagonismo é uma das premissas da educação integral e, por isso, incentivamos que os estudantes dos anos finais possam exercer esse papel, seja como líderes de turma ou nos clubes de protagonismo. Essa experiência não se restringe às escolas integrais, mas faz parte da proposta de oferecer uma educação integral a todos os adolescentes da rede”, explicou Neuza Pontes, gerente de Educação Integral.