Estudantes da rede municipal participam da Colheita Literária: Vozes Libertárias

Foto: Rauni Muniz/DETEC

O museu da abolição, na Madalena, sediou, na última sexta-feira (15), a atividade cultural Colheita Literária: Vozes libertárias, onde  cerca de 70 estudantes e docentes, das escolas Antônio Heráclio e Nadir Colaço, foram recebidos ao som de músicas africanas. A atividade teve o objetivo de promover a cultura e revelar talentos entre os alunos.

Ivana Cavalcante, coordenadora do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, destacou o trabalho desenvolvido pelos professores de biblioteca sobre a cultura africana na escola. “A cultura africana é muito rica. Os professores de biblioteca trabalharam a literatura africana a partir dos poemas de Solano Trindade e Fernando Paixão e desenvolveram trabalhos de releitura com os estudantes”.

Os estudantes apresentaram um recital poético e coreográfico sobre a África. A aluna Franslly Maria Nascimento, da escola Antônio Heráclio, ressaltou a importância da cultura africana e a sua alegria em poder representar através da dança algo que remete a seus antepassados. “Gostei muito de fazer um trabalho sobre a África e representar o orixá Oxum porque ele faz parte da cultura dos meus antepassados. Fiquei emocionada durante a dança”.