Estudantes da rede municipal participam do III Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco

Foto: Mahavir Simas/Detec

Alunos de escolas da rede municipal de ensino do Recife participam de uma visita ao III Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG), que está acontecendo na Caixa Cultural, localizada no Recife Antigo. O salão tem como tema geral “O Mundo Literário” e expõe mais de 130 trabalhos, entre cartuns, caricaturas e histórias em quadrinhos, além de mostras paralelas dos cinco jurados convidados. No SIHG os alunos também se envolveram numa atividade do programa educativo Gente Arteira, cujo orientador pedagógico Emerson de Santana, ensinou-lhes sobre desenho em quadrinho, dialogando com a exposição.

Na tarde do último dia 30, os alunos da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho visitaram o salão e conheceram sobre o mundo literário do SIHG. “É muito interessante estar aqui vendo todos esses trabalhos, porque nós aprendemos com o que é discutido na exposição, que está no nosso dia a dia. Eu e muitos dos meus amigos desenhamos e podemos aprimorar e conhecer novos traços e outros aspectos do desenho”, ressaltou o aluno, Luiz Fernando.

Para Samuca Andrade, organizador do salão, é gratificante ver o interesse dos alunos e poder guiar parte da visita. “A exposição desperta a curiosidade desses jovens para a literatura, para a interpretação das coisas e do mundo. A gente percebe que quando a escola já trabalha esses temas eles já chegam aqui com um conhecimento prévio e conseguem não só entender como discutir perfeitamente sobre os assuntos e como eles estão sendo apresentados”, avaliou.

A professora de biblioteca Fabíola Siqueira, acompanhou os alunos durante a visita e expressou sua felicidade em ver os alunos tão participativos e dispostos a aprender. “Eles estão aprendendo, exercitando a leitura em três linguagens e estar aqui permite que eles abram o olhar para os novos conhecimentos. O contato com a arte é fundamental e eu acredito que ela deveria ser o pilar fundamental da educação”, finalizou a professora.

O SIHG está acontecendo desde o dia 31 de outubro e ficará exposto na Caixa Cultural até o dia 9 de dezembro. No dia 8 de dezembro acontecerá uma palestra, aberta ao público, para finalizar a exposição.