Estudantes da rede municipal participam do primeiro dia do EMCINE

Foto: Equipe de comunicação/Detec

O Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife, virou polo da II edição do Encontro Municipal de Audiovisual na Educação (EMCINE), na última segunda-feira (22). Durante os dois dias (22 e 23) de evento irão participar mais de 940 alunos, com a exibição de 290 curtas-metragens, desafios de HQ e Hip HOP, mostra competitiva de metarreciclagem, palestras sobre dublagens e outras apresentações.

A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo que falou sobre a sua satisfação de poder ver os estudantes da rede participando do EMCINE não só como espectadores, mas também como cineastas. “Aproveitem tudo que vocês podem ter acesso, do clube de robótica, do clube de cinema e de todas as atividades que são oferecidas nas escolas. Vocês podem produzir filmes e se divertir ao mesmo tempo, então sonhe e realize tudo o que quiserem ser nas suas vidas”, falou Rebêlo. O diretor executivo de tecnologia na educação, Francisco Luiz dos Santos, também estava presente e parabenizou os docentes que produziram os curtas-metragens. “Estamos muito satisfeitos por quase dobrar o número de curtas-metragens e chegar ao total de 290 produções, podemos ver que a força do cinema pernambucano também está começando nas escolas”, ressaltou.

Além da abertura, o início do EMCINE teve o lançamento do filme dos alunos da Escola Municipal Cecília Meireles, apresentação do coral Coro de Câmara Armanda Figueiredo e da peça teatral dos alunos da Escola Municipal em Tempo Integral Pedro Augusto. “É muito bom participar do EMCINE, porque podemos valorizar tudo que é produzido pelos estudantes, seja com o minuto Lumiére, com ficções ou apresentação artística. Só temos a agradecer e pedir para que iniciativas como essa de valorização do trabalho deles cresça cada vez mais”, salientou a professora da Escola Pedro Augusto, Susana Vital.

Durante a tarde a programação seguiu com Oficina de Dublê com o Dublê e Coreógrafo Gutemberg Lins, Oficina de Dublagem com Bruno Sangregório e Andressa Bodê, a continuação das exibições dos filmes produzidos pelos estudantes da Rede Municipal do Recife e o II Desafio HQ, que esse ano trouxe dois temas para as crianças desenharem: Espaço Ficção e A Era Medieval, onde a criatividade rolou solta no papel.

Assim que as crianças chegavam iam direto para a sala do Just Dance, com muita animação e dança eles faziam competições entre si para ver quem atingia a melhor pontuação. “Achei um pouco difícil, mas gostei muito de dançar e ter a melhor pontuação entre meus amigos”, disse Karen Kethillen de 8 anos, aluna da Escola Municipal Hugo Gerdau.