Estudantes da Rede Pública Municipal participam do festival Videos for Change

imagem de Guilherme Vila Nova
Concurso tem votação popular realizada até esta sexta (3); vídeos mais votados e com melhor pontuação dos jurados serão reconhecidos em um grande evento

Diversos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino do Recife estão participando do festival Videos for Change, promovido pela ONG Viven. O desafio consiste em exibir vídeos produzidos em equipe, de até um minuto, chamando a sociedade para a mudança através de temas como violência de gênero, racismo e questões ambientais. Os curtas serão exibidos em festivais transmitidos online e contarão com votação popular, que pode ser realizada até esta sexta-feira (3), por meio do site  www.videosforchange.org.br

Os vídeos que receberem mais votos e contarem com melhor pontuação dos jurados técnicos serão reconhecidos em um evento online, que contará com a participação de secretários de Educação e gestores das escolas. Entre os temas das produções recifenses estão a luta contra o racismo institucional; bullying e cyberbullying; violência contra a mulher;  saúde mental e sustentabilidade.

"Para nós tem sido incrível. Os vídeos foram produzidos pelos próprios alunos, com orientação dos professores. São produções que tratam de questões emocionais muito fortes, sobre o bullying e a violência, por exemplo, que são temas muito importantes para a vida desses estudantes. O projeto chega exatamente nessa retomada do presencial e é muito importante para eles poderem falar um pouco dos sentimentos que carregam", enfatizou Ivanildo Luis, Gerente das Escolas Integrais e Anos Finais.

Além de Recife, outras 19 cidades integram o desafio. São elas: Caruaru/PE; Tabira/PE; Quixaba/PE; Paulista/PE; Olinda/PE; Itacaré/BA; Barueri/SP; Lençóis Paulista/SP; Monte Azul Paulista/SP; São Paulo/SP; Nuporanga/SP; Paraíso/SP; Alterosa/MG; André da Rocha/RS; Alpestre/RS; Veranópolis/RS; Ribeirão Preto/SP e Machadinho/RS.

A Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor é uma associação sem fins lucrativos que contribui para a formação de alunos e professores nas escolas públicas, privadas e nas iniciativas em educação por todo o Brasil.

A missão é contribuir para a construção de pensamento crítico e para a autonomia dos jovens, apoiando a formação de cidadãos que entendam as complexidades de ser e estar no mundo, dispostos a agir pelo interesse coletivo de forma constante.