Estudantes da rede participam de Feira científica em Juazeiro do Norte

Foto: Cortesia

Alunos de seis escolas municipais do Recife participam, até sexta-feira, 30 de agosto, da IV Mostra Científica do Cariri (MOCICA), em Juazeiro do Norte. Ao todo, 23 estudantes do 6º ao 9º ano e nove professores integram a equipe que participa do evento. A Feira tem como objetivo reunir e compartilhar os projetos científicos desenvolvidos por jovens do ensino Fundamental, Médio e Superior, na região do Cariri cearense e do Brasil.

Para a MOCICA, a Secretaria de Educação enviou nove projetos, sendo seis deles credenciados pela 4ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal de Ensino do Recife, dois credenciados pela 23ª Ciência Jovem e um na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, todos em 2018. Para o secretário de Educação, Bernardo D’Almeida, a Secretaria tem feito um esforço para proporcionar ainda mais oportunidades aos seus estudantes.  “As feiras que nossos alunos têm participado, promovem o protagonismo do jovem, ajuda na formação de um cidadão mais apto a enfrentar a resolução de problemas, a trabalhar em equipe e que pode desenvolver novas competências através da ciência. Lhes permitem ter experiências únicas graças a seu desempenho acadêmico”, pontua.

Na bagagem, os alunos levam temas diversos, entre eles “Biogás: novas possibilidades de reaproveitamento de resíduos orgânicos” (Escola Municipal Hugo Gerdau/UTEC Cordeiro), “Caça Ilegal de Animais Silvestres” (Escola Municipal em Tempo Integral Dom Bosco), Ferrovia Nordestina: Uma Riqueza em Trilhos (EMTI Nadir Colaço), entre outros. Também estão representadas as Escolas Olindina Monteiro de França, Luiz Vaz de Camões, Octavio Meira Lins.

O ano de 2018 marcou a estreia da rede municipal de ensino em eventos nacionais e internacionais de ciências. Desde 2013, a Secretaria de Educação do Recife vem investindo na formação dos estudantes com projetos pedagógicos que estimulam o pensamento crítico como o MenteInovadora, Robótica na Escola e no incentivo à produção de material científico. Como resultado, a produção da rede cresceu exponencialmente e, no total, 30 estudantes conseguiram o feito inédito de conquistar vagas para apresentar seus trabalhos em 2018 e 2019 em cinco países: México, Chile, Colômbia, Paraguai e Abu Dhabi.