Estudantes de Sala Bilíngue irão apresentar trabalho em Feira de Conhecimento na Colômbia

Os alunos irão apresentar o trabalho “Um olhar poético do Recife sob a perspectiva do estudante surdo”, premiado na Fecon em 2018 Foto: Paulo H./ DETEC

Mais uma equipe da rede municipal de ensino do Recife vai representar a capital pernambucana em feira de conhecimento. Desta vez, a equipe formada pelos estudantes Iuri da Silva, Matheus Rodrigues e Rychard do Nascimento, da Sala Bilíngue da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby, embarcaram, na madrugada da última terça-feira (06), rumo ao V Encontro Internacional Colombista de Ciência, Inovação e Empreendedorismo 2019 (EICCIE), que será realizado de 8 a 10/08, na Colômbia. Eles irão apresentar o trabalho intitulado “Um olhar poético do Recife sob a perspectiva do estudante surdo”, premiado na Feira de Conhecimento da Rede Municipal do Recife (Fecon) em 2018.

Orientado pelas professoras Ivanilda Albuquerque (Língua Portuguesa e Artes) e Maria Elizabete (História, Geografia e Artes), o trabalho consiste no estudo e visita ao Circuito da Poesia, que conta com 16 monumentos de poetas pernambucanos (ou que moraram no Estado) que construíram suas obras na literatura ou na música. As estátuas estão distribuídas no Recife em lugares significativos para eles. “Os estudantes pesquisaram sobre as obras dos poetas, conheceram o período histórico que foi criado, a influência e o estilo de cada poeta. Foi enriquecedor”, avaliou Ivanilda, que viajou com os alunos.

Os estudantes mergulharam na obra de poetas como Solano Trindade, Luiz Gonzaga, Chico Science, Manuel Bandeira, além da poetisa Clarisse Lispector. Durante o encontro eles também irão representar o poema “O Bicho”, de Manuel Bandeira.

Não é a primeira vez que esta equipe apresenta trabalho em Feiras de Ciências. Eles já foram para a Milset, em Fortaleza; Expotec, em Camaragibe, e para o Ciência Jovem, em Recife, com o trabalho “Mãe África e a formação do povo brasileiro”.