Estudantes de salas bilíngues participam do Projeto Praia Sem Barreiras

Foto: Adrielly Licia/Detec

Na manhã da última sexta-feira (30), onze estudantes, entre autistas e surdos das salas regulares bilíngues, das Escolas Municipais Vila Santa Luzia e Padre Henrique participaram do Projeto Praia Sem Barreiras.

O projeto integra o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e tem por objetivo garantir o acesso ao lazer, por meio da igualdade de oportunidade entre pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e os demais recifenses. Localizado próximo ao Posto 7, na Praia de Boa Viagem, a gestão do projeto é feita pela Prefeitura do Recife em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau, que fornece infraestrutura e monitores do curso de educação física da faculdade.

Durante a ação, os estudantes brincaram de vôlei, com a supervisão e interação dos monitores do projeto e entraram na praia na “cadeira anfíbia”, que leva o deficiente ao mar e ainda flutua na água.

Para Arenilda Duque, chefe da divisão da pessoa com deficiência, fazer parte do projeto é poder contribuir para o acesso de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida a espaços públicos. “Para mim é uma grande satisfação participar. Eu sempre venho aqui seja a trabalho ou em um dia de lazer”, disse.

Luciene Evaristo, mãe de Thaynara de 13 anos, estudante da E.M. Vila Santa Luzia ficou muito feliz com a oportunidade. “Eu achei muito interessante esse projeto. É um momento muito legal não só para eles, mas também para outras pessoas que nunca puderam vir à praia”, ressaltou Luciene.