Estudantes do 9º ano da Rede Municipal do Recife contam com novo programa de monitoria

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Iniciativa garante bolsa mensal de R$ 200 para monitores de Português e Matemática em 41 escolas da Rede Municipal. Foto: Kleyvson Santos/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou o Programa Monitoria Recife, uma iniciativa voltada a fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ao todo, 230 estudantes do 9º ano foram selecionados para atuar como monitores de Língua Portuguesa e Matemática em escolas da rede municipal. Cada participante receberá uma bolsa mensal de R$ 200 pelo trabalho de apoio aos colegas em sala de aula. 

O programa reforça a importância da cooperação entre pares, promovendo o protagonismo juvenil e estimulando o desenvolvimento de competências acadêmicas e socioemocionais. Nesta primeira edição, que teve início excepcionalmente no segundo semestre de 2025, foram selecionados 115 estudantes para a monitoria de Língua Portuguesa e 115 para Matemática, que atuarão em 41 escolas da rede. A partir de 2026, a seleção dos estudantes monitores ocorrerá em fevereiro e eles iniciarão o serviço de apoio aos colegas entre os meses de março e dezembro.

Em uma roda de conversa na manhã desta terça-feira (2), o prefeito João Campos destacou a importância da iniciativa como estratégia de inclusão e avanço pedagógico. “Em um mundo em que tantas notícias ruins e trágicas ganham destaque, é fundamental que a gente dê visibilidade às histórias boas, às iniciativas que realmente transformam vidas. A educação tem esse poder de plantar sementes, de despertar talentos e de gerar oportunidades. Programas como este não apenas fortalecem o aprendizado dos estudantes, mas também podem despertar neles o interesse pelo ato de ensinar, considerar a carreira docente e acreditar que ela vale a pena”, afirmou.

Além de melhorar o desempenho acadêmico em Língua Portuguesa e Matemática, o Monitoria Recife reconhece os estudantes como protagonistas e agentes ativos no processo de aprendizagem, em sintonia com os princípios da educação integral. 

“Esse programa mudou totalmente a forma como eu enxergo os professores e as aulas. A monitoria me fez ter empatia, perceber o quanto é difícil ensinar e, ao mesmo tempo, despertou em mim uma paixão pelo português e pelo ato de ensinar. O programa vai além do incentivo financeiro, o que realmente importa é ver um colega aprendendo algo comigo. Isso não tem preço. Hoje eu estudo com outro olhar e com mais dedicação, pois eu sei que estou aprendendo agora para poder ensinar depois. Essa é uma mudança que transformou meu futuro”, disse a monitora de Língua Portuguesa, Yanni Marina, da Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) Nilo Pereira.

Já a estudante da EMTI Nadir Colaço, Sofia Almeida, a monitoria mudou sua percepção em relação às aulas. “É muito bom, porque além da remuneração, que ajuda nos nossos sonhos e também a nossa família, a monitoria cria uma conexão especial r a gente passa a sentir o que o professor sente, além de se aproximar mais dos colegas. Quando é de adolescente para adolescente, a troca flui de forma natural, na mesma língua, e isso faz a gente aprender cada vez mais”, falou a jovem, também monitora de Língua Portuguesa.

O Monitoria Recife contribui para a construção de um ambiente escolar mais colaborativo, acolhedor e voltado à autonomia dos estudantes, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade e com foco no futuro. “Ele traz uma inovação importante ao possibilitar que estudantes do 9º ano com bom desempenho atuem como monitores para seus colegas. Essa troca fortalece as aprendizagens, porque o aluno que ensina aprofunda seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, compreende melhor o papel da docência. Já quem participa da monitoria tem a oportunidade de aprender a partir da perspectiva de outro estudante, o que muitas vezes faz toda a diferença. Além disso, a bolsa oferecida valoriza o estudo e mostra para toda a comunidade escolar que dedicação e empenho podem abrir caminhos e gerar novas oportunidades”, destacou Ana Selva, secretária Executiva de Gestão Pedagógica. 

Os estudantes monitorados no Programa Monitoria Recife têm a oportunidade de receber apoio direto de colegas. Essa dinâmica promove uma aprendizagem mais próxima da realidade dos alunos, favorecendo a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e o fortalecimento da autonomia. "A monitoria ajudou muito. Na sala de aula, às vezes, a gente tem dificuldade e até vergonha de perguntar alguma coisa para a professora. Na monitoria, eu tenho ajudado meus colegas e, ao mesmo tempo, aprendido bastante. Senti que evoluí muito em matemática", disse Vitor Manoel, estudante da EMTI Nilo Pereira.

A secretária de Educação, Cecília Cruz, também reforçou o caráter inovador do programa. “O programa mostra como é importante investir em uma educação que ofereça oportunidades reais. A ideia é que cada turma tenha um monitor de Língua Portuguesa e um de Matemática, que são estudantes da própria sala que apoiam o professor e ajudam os colegas com mais dificuldades. Além disso, são reconhecidos e remunerados por esse trabalho. É um programa que acredita no potencial do aluno e transforma essa experiência em aprendizado e oportunidade para todos”, arrematou a secretária.