Estudantes do Embarque Digital são destaques em seleção de empresa japonesa no Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Dos 30 novos profissionais que a companhia de tecnologia contratou, 18 fazem parte do programa da Prefeitura do Recife. Foto: Paulo Melo/PCR

Os estudantes do Embarque Digital já estão colhendo os frutos plantados através do projeto. Em uma seleção de emprego realizada pela empresa japonesa NTT Data, com sede no Recife, dos 30 jovens que foram aprovados no processo seletivo, 18 fazem parte do programa da Prefeitura do Recife, com parceria do Porto Digital. O acolhimento desses novos profissionais foi realizado nesta sexta-feira (28) e contou com a presença do Secretário de Educação da capital pernambucana, Fred Amancio, e de Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital. 

“O Embarque Digital foi um divisor de águas. Existia uma vida antes e outra depois desse projeto. Essa oportunidade de hoje estar aqui, iniciando minha primeira oportunidade profissional na área de tecnologia, eu devo a esse programa. Através dele tive acesso a um curso superior, oficinas e todo um suporte que mudou a minha vida”, contou Renan Victor, de 19 anos, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Senac através do Embarque Digital. “Observando a sociedade a gente percebe que se não houver uma política pública de educação, nunca estaremos dando oportunidade a todos. É através disso que muitas pessoas chegam onde não imaginavam chegar”, complementou ele.

Dos 30 profissionais selecionados, 20 são mulheres e 10% são pessoas com deficiência. Virgínia Heimann, Executiva responsável pela filial da NTT Data no Norte e Nordeste, falou um pouco sobre a importância desses recortes. “Significa colocar em prática os nossos valores de trazer diversidade em vários âmbitos e dar oportunidade a esses jovens. A gente precisa ser também uma empresa que se preocupa com o social. Acreditamos muito que essa diversidade faz a diferença na nossa entrega para os clientes e no dia a dia dentro da companhia”, destacou. 

Lançado em 2021, o Embarque Digital proporciona a estudantes oriundos de escolas da rede pública a possibilidade de realizar uma graduação e estudar de forma gratuita em cursos de tecnologia.  Até o momento, o Embarque Digital já preencheu quase 1.500 vagas. A meta do programa é beneficiar 2 mil estudantes até 2024.

“Essa é uma oportunidade que não apenas gera emprego, mas um momento de transformação na vida desses jovens, de expandir horizontes e dar um novo passo para o futuro. O Embarque é um projeto que temos um carinho enorme e comemoramos muito essas oportunidades que os nossos estudantes estão conquistando. Sabemos do impacto desse projeto e ficamos muito emocionados com essas conquistas”, complementou Fred Amancio. 

Empragaço

O Porto Digital criou o “Empregaço” para garantir maior empregabilidade para profissionais de Tecnologia e Inovação no maior parque tecnológico urbano e aberto do País. Para proporcionar maior adesão à iniciativa, o Porto Digital realiza eventos e ações a fim de concentrar as inscrições e dar suporte às empresas na seleção de pessoal.

 

Fotos: Paulo Melo/PCR