Estudantes do ProJovem Urbano fazem curso de empreendedorismo

imagem de flavia
Atividade aconteceu em dez escolas da rede municipal do Recife, beneficiando mais de mil alunos, numa parceria entre a PCR e o Sebrae. Fotos: Antônio Tenório/PCR

Os cerca de 1.040 alunos matriculados nas turmas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano) participaram, durante esta semana, da oficina Jovens Empreendedores Primeiros Passos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades para a prática do empreendedorismo. A atividade aconteceu nas dez escolas municipais onde o Projovem atua, numa parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Estruturado em quatro aulas, cada uma com três horas de duração, o curso teve o objetivo de revelar o potencial dos jovens empreendedores, identificar oportunidades de inserção no mundo dos negócios e desenvolver competências para atuação profissional. "As oficinas foram ministradas pelos professores do Projovem, que fizeram o curso com instrutores do Sebrae e agora estão replicando o que aprenderam", explica o coordenador executivo do ProJovem Urbano no Recife, Bruno Oliveira. Os temas das aulas foram "Descobrindo Atitudes Empreendedoras", "Características de Comportamento Empreendedor", "Trabalho e Negócio" e "Pensando no Futuro".

Para o estudante Mozart Simplício, que fez o curso na Escola Municipal Margarida Siqueira, no bairro do Alto José Bonifácio, as oficinas foram importantes para ampliar sua visão sobre o tema. "Muitas vezes os alunos têm criatividade, mas não sabem como colocá-la em prática. O conhecimento que adquirimos aqui pode ser um recomeço de vida, uma chance de não trabalharmos mais para terceiros", avalia.

PROGRAMA - O público-alvo do ProJovem Urbano são pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever mas não tenham concluído o Ensino Fundamental. O curso, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclui as áreas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, além de módulos de Iniciação à Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Após os 18 meses de aulas, o aluno aprovado pode continuar os estudos no Ensino Médio.

Fotos: Antônio Tenório/PCR