Estudantes do Recife conquistam credenciamento internacional inédito para feiras de ciências

No total, a Prefeitura do Recife credenciou 19 estudantes de sete equipes de seis escolas diferentes para participar do evento, considerado um dos maiores em ciência e tecnologia do país Foto: Ronaldo Almeida/DETEC

Desembarcam no Aeroporto Internacional dos Guararapes/ Gilberto Freire hoje onze estudantes que conquistaram um feito inédito na rede municipal de ensino: conquistaram vagas para representar a cidade em eventos de ciência e tecnologia no Paraguai, México e em Abu Dhabi. O feito é fruto dos trabalhos que apresentaram durante a V Expo Nacional Milselt Brasil, que aconteceu em Fortaleza e terminou ontem (sexta, 1 de junho). A festa de recepção contou com a Banda Marcial da Escola Municipal Paulo VI.

No total, a Prefeitura do Recife credenciou 19 estudantes de sete equipes de seis escolas diferentes para participar do evento, considerado um dos maiores em ciência e tecnologia do país. Ao final, quatro dos times foram selecionados para apresentar seus trabalhos em eventos internacionais de ciências, sendo duas equipes selecionadas para a ESI 2019, em Abu Dhabi, uma para a CIENCAP, em outubro deste ano, em Assunção, e a última para a Expociências Nacional México, em novembro deste ano.

Para a estudante Ana Letícia Almeida(11), da Escola Municipal Karla Patrícia (Boa Viagem), a feira foi um evento único. Junto com Flaviany Coutinho e Júlia Nascimento sob orientação da professora Ana Gláucia Araújo, elas levaram o segundo lugar da Milset na área de Ciências Sociais Aplicadas com o trabalho “Pintores mirins: vida e obra da artista plástica Miriam Merci, mãos talentosas. Quando arte e cultura se contemplam”. “Foi uma experiência única. Vamos ter que falar inglês em Abu Dhabi”, relatou a adolescente na recepção do aeroporto.

Para a professora Ana Gláucia Araújo, da escola Karla Patrícia e cujas alunas foram selecionadas para Abu Dhabi, a conquista é uma honra para a cidade. “Parabenizo a gestão por apoiar o estímulo para formar cidadãos autônomos e críticos com o desenvolvimento de projetos que investem no desenvolvimento pessoal e o protagonismo dos estudantes”, arrematou.

A outra equipe credenciada para a experiência em Abu Dhabi é da escola Hugo Gerdau (San Martin). Os estudantes Estefany Oliveira, Miguel Almeida e Wesley Albuquerque levaram o segundo lugar na categoria Meio Ambiente e gestão Ambiental com o projeto Cortina Térmica Sustentável. Sob orientação da professora Giselly Alencar, os estudantes apresentaram o projeto, elaborado em embalagens de leite. “Foi uma oportunidade bastante enriquecedora, fruto de um esforço coletivo. Espero que esta experiência abra portas para os alunos”, destacou Giselly, que relatou ainda que toda a comunidade estava muito feliz e engajada uma vez que os estudantes sequer conheciam o centro da cidade onde moram.

Estudantes da escola Nadir Colaço, na Macaxeira, foram selecionados para a Ciencap, que acontecerá no Paraguai, em outubro deste ano. A equipe, formada pelos estudantes Rhudá Santos, Daniele Silva e  Cássia Souza, sob orientação da professora Vanderleia Pereira, apresentou no evento um piano de garrafas. A Escola Solano Magalhães, no Pina, representará o Recife na Expociências Nacional Mexico, em novembro, graças ao projeto que aborda a construção textual de estudantes do primeiro ano a partir da festa do Curupira. O time é formado pelas alunas Luciana Alves e Gabrielly França, sob orientação da professora Maria Ana Paula Freire.

A Prefeitura do Recife tem incentivado cada vez mais a realização de experiências que envolvam a pesquisa científica e Robótica. O objetivo é formar cidadãos investigativos e pensantes. Apenas em 2017, 130 crianças e jovens ligados à rede de ensino municipal estiveram presentes em 11 eventos nacionais e internacionais de ciência e tecnologia no Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão e Ceará, além da participação na Robocup 2017, realizada em Nagoya, no Japão, quando a equipe de Robótica ficou entre as dez melhores do mundo. Em 2018, a rede estreia em eventos internacionais, pois já havia conquistado três vagas para participar da ForoFicti, evento de ciências que aconteceu em maio, no México.