Estudantes do Recife participam da Caravana do Esporte e das Artes

imagem de Bella
Projeto é em parceria com diversas entidades e promoveu atividades para 1.500 alunos da rede municipal de ensino do Recife. Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

O bairro da Campina do Barreto, Zona Norte do Recife, foi palco, durante três dias, da Caravana do Esporte e das Artes, promovida pelos canais ESPN e Disney, em parceria com a Prefeitura do Recife, Instituto Mpumalanga e Instituto Esporte & Educação, com apoio do Unicef. Até esta quarta (25), foram desenvolvidas diversas atividades culturais e esportivas com 1.500 alunos da rede municipal de ensino do Recife. O pontapé inicial foi dado pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã da última segunda-feira (23), na Arena Caravana, montada no campo da Campina do Barreto. 

Foram montadas duas tendas de artes, em que aconteceram atividades relacionadas à música, dança e confecção de instrumentos musicais; e oito miniestações de esportes, que incluíram vôlei, futsal, tênis, atletismo, basquete, slackline, lutas e outros jogos esportivos. Os estudantes do grupo 4 da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental da PCR aprenderam a fazer hortas escolares e conferiram peso e altura numa tenda com ações de saúde - esta última foi aberta à comunidade. Em todas as atividades da Caravana ocorreram ações de sensibilização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti

“Essas crianças aqui têm a sua iniciação esportiva para praticar um esporte que muitas vezes elas não têm oportunidades. Aqui tem a opção de vôlei, basquete, tênis, atletismo, futebol e vários outros jogos. É mais uma oportunidade para a vida dessas crianças, com o papel que o esporte e a cultura têm em afastar os jovens das drogas e da violência. Aqui a gente tem um campo de futebol que foi transformado em vários pontos de prática esportiva”, disse o prefeito. 

Nos últimos 11 anos, a Caravana do Esporte e das Artes viajou para 113 municípios de 22 estados brasileiros, incluindo cidades do interior de Pernambuco. O objetivo principal é atuar em prol do desenvolvimento das crianças e adolescentes por meio da arte e do esporte, além de promover ações saudáveis e sustentáveis nas escolas. Enquanto os estudantes participaram das atividades culturais e esportivas, os professores passaram por formações que mostram como o esporte e a arte podem ser trabalhados pedagogicamente nas unidades de ensino. 

Cerca de 50 adolescentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da PCR participaram de duas oficinas de literatura e técnicas teatrais, enquanto 60 professores e outros profissionais da Secretaria de Educação do Recife participaram de duas formações com metodologias desenvolvidas pelos Institutos Esporte & Educação e Mpumalanga. “Eu gosto de jogar futebol e aqui eu estou aprendendo outros esportes. Está sendo muito bom pegar essas dicas com os professores aqui”, disse Yuri Cosme da Silva, 14 anos, aluno da Escola Municipal Paulo VI, da Linha do Tiro.

A formação Viva com Arte tentou estimular os docentes a incluir o fazer artístico no cotidiano das escolas. Já a formação em Esporte Educacional, promovida com apoio do Ministério do Esporte, teve o objetivo de qualificar os educadores para que pensem o esporte como ferramenta de educação inclusiva. Os professores também aprenderam a fazer materiais esportivos de baixo custo e viram a diversidade de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos, mesmo num campinho de várzea. O material utilizado na Caravana ficou para as escolas, como redes de basquete, raquetes e bolas mais leves, livros, entre outros. 

Durante os três dias, diversos artistas e atletas circularam pela Caravana, como as medalhistas olímpicas Alessandra Oliveira, jogadora de basquete; Ana Moser, ex-jogadora de vôlei e presidente do Instituto Esporte & Educação, Milton Mendes, técnico do time coral, entre outros convidados. Também marcaram presença na edição recifense da Caravana André Rio, Cannibal, Renata Jambeiro e Luciana Oliveira, além do ator e apresentador argentino Santiago Magariños. Os cantores participaram de uma espécie de pocket show seguido de bate-papo na noite da última terça (24).