Estudantes e professores da rede municipal decolam rumo aos Estados Unidos pelo Programa Recife no Mundo

imagem de Guilherme Vila Nova
Grupo participará de vivências acadêmicas e culturais em Nova Iorque e Illinois, fortalecendo a educação pública e ampliando horizontes; cronograma de embarques segue até o dia 12 de julho. Fotos Kleyvson Santos/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (04) mais um embarque do Programa Recife no Mundo, desta vez rumo aos Estados Unidos da América. Ao todo, 35 estudantes e 10 professores da Rede Municipal de Ensino irão vivenciar uma experiência internacional marcada por aprendizado, cultura e novas descobertas.

“É uma emoção muito grande participar de um momento como esse, pois sabemos que, a partir de hoje, a vida desses estudantes começa a mudar de uma forma muito especial. Espero que aproveitem ao máximo essa oportunidade única. Estamos muito felizes e orgulhosos. Espero que possam viver tudo intensamente”, declarou o vice-prefeito Vitor Marques.

Os 35 estudantes participaram de um summer camp na Iowa University, localizada em New Rochelle, região metropolitana de Nova Iorque. Durante quatro semanas, os intercambistas terão aulas de inglês, vivências acadêmicas e atividades culturais, além de visitar pontos emblemáticos da cidade de Nova Iorque, ampliando horizontes culturais, acadêmicos e pessoais.

Com a energia lá em cima, Matheus Gama embarcou ansioso e com muita expectativa. “Eu estou animado demais para essa viagem. Quero treinar meu inglês e ampliar muito meu repertório em tudo”, contou o estudante da Escola Municipal e Tempo Integral Luís Vaz de Camões. A mãe de Matheus, Maria do Socorro, era só orgulho. “Eu estou apreensiva, mas muito feliz. Ele só tem 14 anos e quero muito que viva cada etapa da vida dele, cada momento que Deus dá. Essa oportunidade de viagem é única, e desejo que ele aproveite tudo. Hoje, ele tem a cabeça cheia de sonhos, mas também sabe manter os pés no chão e correr atrás do que quer. É a primeira vez que está viajando sozinho de avião, e estou muito orgulhosa, porque ele é dedicado nos estudos e batalhou para estar aqui”, disse. 

Maria Luiza, estudante da Escola Municipal Vila Sésamo, contou estar ansiosa e animada com o intercâmbio. “A minha expectativa está lá em cima para essa viagem. Estou super nervosa, mas com uma expectativa muito boa. Quero estudar bastante, adquirir muito conhecimento e voltar falando inglês corretamente”, afirmou.

Já os 10 professores intercambistas embarcaram com destino à Southern Illinois University, situada em Carbondale, Illinois, uma cidade universitária reconhecida por sua forte tradição acadêmica nos Estados Unidos. No período do intercâmbio, os docentes terão a oportunidade de aprimorar a língua inglesa, participar de atividades acadêmicas, trocar experiências sobre metodologias de ensino e se envolver em um ambiente de inovação pedagógica e desenvolvimento profissional.

“Estamos com muita expectativa para que essa viagem seja maravilhosa e abençoada. É uma oportunidade única e engrandecedora. Espero voltar com muita experiência na bagagem, com amor, saudade e tudo que eu puder acrescentar à nossa educação do Recife”, destacou a professora Thatyana Pessoa, da Escola Municipal André de Melo. 

Durante toda a viagem, tanto estudantes quanto professores contarão com o acompanhamento de monitores da Secretaria de Educação do Recife, profissionais da agência contratada e supervisores, garantindo segurança, tranquilidade e suporte para que a experiência seja bem-sucedida e transformadora.

Este é o segundo embarque internacional da edição 2025 do Programa Recife no Mundo. No total, 100 estudantes e 10 professores estão tendo a oportunidade de participar de intercâmbios educacionais em destinos como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, inovadora e que amplia as perspectivas de futuro para estudantes e educadores da cidade.

“Quero, antes de tudo, dar parabéns a esses estudantes, porque sei que trabalharam muito para chegar até aqui. Tenho certeza de que essa viagem será maravilhosa e terá um impacto muito positivo na vida deles. Espero que aproveitem ao máximo essa oportunidade para aprimorar o inglês e que, ao voltarem, continuem estudando a língua, pois isso abrirá muitas portas no futuro. Também desejo que considerem, mais adiante, as possibilidades de estudar nos Estados Unidos”, declarou Eric Concha, Cônsul de Diplomacia Pública dos Estados Unidos.