Estudantes e professores do Recife participam da Expoeducação 2018

O evento que reuniu mais de 800 alunos teve como objetivo apresentar e socializar os projetos pedagógicos desenvolvidos durante todo o ano letivo Foto: Antonio Tenório/PCR

Estudantes de educação infantil, anos iniciais e anos finais, educação de jovens e adultos e educação especial da rede de ensino da Prefeitura do Recife participaram nesta quinta-feira (06), em Boa Viagem, da Expoeducação 2018. A 5ª edição do evento reuniu mais de 800 pessoas, incluindo professores, dirigentes e técnicos pedagógicos, e aconteceu das 14h às 22h, no Teatro Luiz Mendonça do Parque Dona Lindu. O objetivo foi apresentar e socializar os projetos pedagógicos desenvolvidos durante o ano letivo em todas as unidades de ensino da rede, tendo como foco o caráter interdisciplinar.

Além das apresentações no palco principal, os estudantes também ocuparam outras salas do prédio com atividades recreativas e lúdicas. Em duas delas, cerca de 70 alunos de educação infantil, na faixa etária dos 4 e 5 anos, participaram de oficina de Palavras Cantadas e Contação de Histórias. “Aqui na oficina nós utilizamos instrumentos musicais, como pandeiros e chocalhos, para trabalhar com as crianças os ritmos, a coordenação motora e a sonorização, tudo isso fazendo um link com a linguagem teatral”, explicou Adriana Lúcia, técnica pedagógica da Divisão de Educação Infantil.

Na sala de contação de histórias os alunos se divertiram à vontade com a leitura das peripécias do Saci Pererê. Para Leila Almeida, gestora da Escola Maria Adelaide de Barros (UR-10), não existe educação infantil de qualidade sem o uso constante da leitura interpretativa. “Lemos muito na nossa escola e as crianças adoram, pois é uma forma eficiente e divertida de socialização e aprendizado”, ressaltou Leila.

Após participar da oficina de Palavras Cantadas, Kaique Henrique, de 5 anos, era só alegria. “Gostei muito das músicas e das brincadeiras com o pandeiro e o chocalho. Na nossa escola, sempre brincamos muito de cantar e dançar”, afirmou um suado e ainda ofegante Kaique.

Há alguns metros dali, no palco principal do teatro, os alunos maiores do ensino fundamental (1º ao 9º ano) apresentaram enquetes, peças teatrais e números musicais contando um pouco do que se passou nas escolas durante o ano letivo de 2018. Um dos destaques foi a releitura dramatizada do livro “Arca de Noé”, do cordelista potiguar Antônio Francisco.

Cerca de 30 meninos e meninas, dos 8 aos 10 anos, da Escola Municipal Alto da Guabiraba, estampavam em suas camisas desenhos de animais salvos do dilúvio, enquanto recitavam trechos do cordel. O resultado agradou a todos. “O livro de Francisco transporta a arca bíblica para a realidade brasileira, incluindo a citação de animais da nossa fauna. Acho que nossos alunos conseguiram contar a história com muita graça e competência”, explicou a professora da escola, Jailma Pereira, lembrando que a iniciativa também serviu para melhorar a autoestima dos estudantes.

Ana Beatriz, de 9 anos, era só alegria. “Gostei muito de participar, pois além de aprender mais sobre os animais brasileiros, treinamos bastante nossa leitura”, observou, frisando que quer ser veterinária quando crescer. Já Tyellen Joane, de 10 anos, que também leu um trecho do livro, lembrou que aquela apresentação era inédita. “Foi muito legal e divertido participar desse evento, já que foi a primeira vez que nos apresentamos em público. Na escola, isso só vai ocorrer na semana que vem”, explicou.

A programação da Expoeducação também constou da entrega de premiações das escolas participantes da gincana educativa promovida pela rede, além da exibição de um vídeo mostrando uma retrospectiva das ações da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2018. Também houve uma homenagem aos professores de EJA que apresentaram trabalhos durante a 4ª Feira de Conhecimento da Rede Municipal do Recife - Fecon, realizada em outubro.