Estudantes e professores são premiados no IV Encontro Municipal de Audiovisual na Educação (EmCine)

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento é, atualmente, o maior do segmento na educação municipal do Brasil em número de público e produções. Foto: Paulo Melo/PCR

Estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino do Recife preencheram os assentos do Teatro Hermilo Borba Filho, nesta quarta-feira (15), para prestigiar a premiação do IV Encontro Municipal de Audiovisual na Educação (EmCine). O evento surgiu com o objetivo de valorizar, divulgar e expor as experiências e trabalhos audiovisuais realizados por docentes e discentes da Rede, além de ainda contemplar escolas da Região Metropolitana. 

O EmCine é, atualmente, o maior evento de audiovisual na educação municipal do Brasil em número de público e produções, e tem como foco o viés educacional e sociocultural, mesclando produções que vão desde relatos de experiências, a palestras, exposições e oficinas. Além disso, também foi agregado ao evento o I Fórum 7Cine de Audiovisual, no qual os professores da Rede puderam compartilhar suas experiências com trabalhos educacionais envolvendo o universo audiovisual. 

Ao todo, na edição de 2021, foram 127 filmes inscritos na premiação. As produções foram realizadas por mais de 500 estudantes e 50 professores de escolas do Recife e da RMR. Também foram inscritos 65 trabalhos fotográficos dos estudantes e 22 trabalhos fotográficos dos professores, além de 25 histórias em quadrinho. 

“É uma alegria imensa poder voltar com esse festival após a pausa por conta do período de pandemia. O audiovisual é uma ferramenta muito importante no processo de aprendizagem dos nossos alunos. Estamos este ano com um formato menor, mas muito potente”, destacou Ligia Stocche, secretária executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação. 

Entre os tantos premiados pelo festival, estava Pedro Paulo, de 13 anos. O estudante ganhou na categoria “Melhor Vídeo” com uma produção intitulada de “Favela - O genocídio do jovem negro no Brasil”. “Estou muito feliz com o prêmio. O EmCine é extremamente importante. Através dos nossos vídeos, que fazem críticas sociais, podemos refletir sobre diversos temas importantes para a sociedade. Além disso, é uma motivação a mais para nós que estamos na escola, porque também aprendemos a produzir vídeos e roteiros”, celebrou o aluno da Escola Municipal Arquiteto Alexandre Muniz de Oliveira, do Córrego do Jenipapo.

Os pais também fizeram seu papel e estiveram presentes para prestigiar os filhos. “É um privilégio acompanhar o crescimento e a evolução do meu filho. É o primeiro ano dele em escola pública e estou muito satisfeita com o trabalho que vem sendo desenvolvido. Fico muito orgulhosa pela conquista dele”, comemorou Delma Ramos, mãe de Vitor Ramos, que levou para a Escola Municipal Karla Patrícia, de Boa Viagem, o prêmio de “Melhor Animação”. 

“Esta é uma premiação muito importante para os estudantes e os professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. Agradeço muito o envolvimento e o engajamento de todos nesse projeto. Este ainda foi um ano difícil, com aulas remotas por conta da pandemia, então, manter vivo um projeto como esse, que já é tradição na Rede, é muito importante”, arrematou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

 

Paulo Melo/PCR