Estudantes foram certificados pelas UTECs do Recife

Cerca de 350 alunos estiveram presentes. Foto: Rauni Muniz/Detec
Na tarde da sexta-feira (11), o Auditório Dom Helder Câmara, na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire foi palco da entrega dos certificados para cursistas das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania. Estudantes de 236 turmas receberam seus certificados decorrentes do primeiro semestre de 2017 pela Secretaria de Educação do Recife. A solenidade contou com a presença do secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, o Diretor Executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, o diretor  Executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais e o gerente de Tecnologia na Educação, Gutemberg Cavalcanti .

Durante a cerimônia, Rebêlo ressaltou que "a educação não tem idade e nem limites. Sempre é bom aprender!". O secretário também lembrou que a jovem equipe de robótica, que competiu no Japão e são os melhores das Américas, treinaram  na UTEC Gregório Bezerra, de onde partira para ganhar o mundo. “ É importante ensinar português, matemática, ciências, mas também é importante ensinar sobre o futuro!”, ressaltou.

No evento, três alunos dos cursos lecionados nas Utec's foram chamados à mesa. Entre eles, destaque para Dona Berenice Felipe da Silva, de 70 anos, que já está em seu terceiro curso na UTEC Móvel – Dois Irmãos. Com muito orgulho ela relata que já fez o curso de planilhas eletrônicas, que classificou como “maravilhoso”. Fez questão de frisar que não falta a quaisquer aulas e que comparece diariamente com a farda. “Eu acho linda essa blusinha e tenho muito orgulho de usar, vou até pra cidade com ela, e ainda sou elogiada”, testemunhou.

Por não possuir computador ou Internet em casa, o único acesso que Berenice tem a essas tecnologias é na UTEC. Ela ainda deixou um recado para todos os jovens: “Eu queria que todos os jovens se interessassem pelos cursos, porque eles irão precisar disso no futuro”, aconselhou. A entrega dos certificados foi apresentada pelo Gerente de Tecnologia na Educação Gutemberg Cavalcanti.

A Coordenadora das UTEC’s, Marisa Dias, comenta o grande prazer que é estar nesse momento de conclusão de mais uma etapa, onde todos os alunos podem explorar um pouco mais as tecnologias, “Eu agradeço o esforço de todos que compõem as UTEC’s, entre professores e estudantes.”