Estudantes já treinam para o First Lego League deste ano

imagem de flavia

Estudantes da rede municipal de ensino do Recife estão aproveitando as férias para se preparar para mais um torneio de robótica: o First Lego League (FLL), que será realizado em fevereiro, no Sesc de Paulista. Nove estudantes estão se reunindo todas as manhãs, desde o dia 18 deste mês no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (CETEC), com os orientadores da Robótica. Estes alunos venceram o "Desafio do Robô" nacional, realizado em Brasília, no final de 2016 e agora a equipe de robótica se prepara para mais este desafio.

Segundo Suelly Bezerra, professora e coordenadora do Programa Robótica na Escola, os estudantes optaram por treinar neste período." Eles podiam estar aproveitando as férias, mas estão estimulados a vencer essa competição", disse. Para ela é muito importante envolver estudantes nessas atividades e dar apoio quando eles estão no clima de criatividade e esforço.

Para a etapa estadual da competição do First Lego League, os estudantes precisam fazer o robô da Lego percorrer um trajeto, bem como cumprir as missões estabelecidas. A estudante Maria Eduarda, 12, se mostra satisfeita com o trabalho realizado e também espera vencer essa disputa. "Eu participo da pesquisa, estamos muito confiantes. Já estamos quase concluindo o percurso do robô que planejamos", contou.

Os estudantes que já estão treinando no Cetec são das Escolas Municipais Rodolfo Aureliano, Professora Almerinda Umbelino de Barros, Poeta Jonatas Braga, Arquiteto Alexandre Muniz, Arraial Novo Do Bom Jesus, da Iputinga, João XXIII e da UTEC Gregório Bezerra.

Programa Robótica na Escola:
O programa lançado pela da Secretaria de Educação do Recife, em 2014, já comemora resultados expressivos. Os estudantes da rede municipal de ensino do Recife foram campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2015 e 2016, campeões estaduais em 2014 e 2016, além de oitavos colocados na olimpíada mundial de robótica, em 2016. Todos os alunos da rede ter acesso ao Programa Robótica na Escola. Já foram mais de 30 milhões investidos no programa para incentivar a atividade prática de automação no ambiente escolar.