Estudantes participam de aula no Museu Militar Forte do Brum

Foto: Sâmara Carvalho/DETEC

Educadores da Escola Municipal João Batista Lippo Neto, na Várzea, levaram as turmas do 3° e 4° ano para uma aula diferente no Museu Militar Forte do Brum. Parecia uma visitação escolar, mas na verdade eram os pequenos que estavam dando uma aula. Com o tema da Revolução Pernambucana de 1817, os onze estudantes passaram por todas as etapas do museu, na manhã da última quarta-feira (12), contando sobre o movimento. Eles estavam também se preparando para uma apresentação sobre o protagonismo do mês, que será realizada dia 12 de maio no teatro do espaço ciência.

O principal foco da visita foi a Revolução Pernambucana de 1817, tema do ano letivo de 2017 da rede municipal de ensino do Recife. A professora Conceição Bezerra, responsável pela turma do quarto ano, ressaltou a surpresa em ver os alunos tão desenvolvidos no tema. “Eles estudaram e ensaiaram essa atividade por uma semana, apenas. É incrível a capacidade das crianças em surpreender”, avaliou. A educadora também disse que tem dificuldade em encontrar material sobre a revolução voltado para crianças. “Sentimos muita dificuldade na hora de procurar material para crianças, por isso fizemos esse diálogo para trabalhar o tema com eles de forma mais acessível.”

Os estudantes também tiveram acesso a toda estrutura do museu. Assim, não só o tema da revolução foi trabalhado, mas também a importância do forte em suas diversas contribuições para a formação da cidade do Recife.
A coordenadora da divisão de anos iniciais, Mônica Beltrão, ressaltou o reconhecimento dos estudantes com a revolução. “Quando os professores foram convidados a trabalhar com o tema, apresentaram os ideais da revolução e seu significado para os alunos. Percebemos que a palavra revolução já está fazendo parte do vocabulário dos estudantes”, disse.

No dia 12 de maio, a comunidade escolar irá participar de um evento em homenagem ao bicentenário da Revolução de 1817, no teatro do Espaço Ciência. Para essa ocasião, será apresentado um vídeo da atividade que as crianças realizaram no Forte do Brum e uma peça teatral educativa.