Estudantes participam de Oficina de Metarreciclagem e Sustentabilidade

imagem de Bella
Foto: Ihonara Melo/ Detec

Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Josefina Marinho participaram, nos dias 8 e 9 deste mês, da oficina de metarreciclagem e sustentabilidade, no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC). O encontro teve como objetivo conscientizar e ensinar sobre ser sustentável, além de facilitar o aprendizado dos discentes dentro e fora da sala de aula.

As crianças utilizaram livros de histórias infantis, utilizados em sala de aula, como referência para reproduzir, com pinturas e colagens de resíduos tecnológicos em desuso, a releitura de uma cena do livro. “Hoje foi muito divertido, porque a gente conseguiu aprender que não pode jogar lixo no chão, a cuidar do nosso planeta e ainda brincou com as tintas e as peças para montar nosso desenho”, comentou o Diogo Ferreira da Silva, 7 anos, aluno do 2º ano.

 Um dos temas trabalhados na oficina foi “A ditadura da beleza”, que teve como propósito o fortalecimento da aceitação pessoal das crianças, além da quebra de paradigma sobre o conceito de beleza. “A oficina serve como atividade sequenciada, na forma de enriquecimento para aquilo que está sendo feito em sala de aula. No intuito de facilitar o aprendizado de forma mais prazerosa para o estudante”, salientou a professora de sustentabilidade, Djanice Leonardo. No momento, os alunos também assistiram ao documentário “Lixo Extraordinário”, Lucy Walker, para discutir sobre a importância e conscientização da metareciclagem.

A oficina acontece todos os dias na sala de sustentabilidade do CETEC, mediante agendamento do responsável pelos alunos na escola. Para agendamento, deve- se entrar em contato através do e-mail tecnologiaesustentabilidade@educ.rec.br ou telefone 3355-4287/3355-5486.