Estudantes participam de passeio acessível pelas ruas históricas do Recife Antigo

imagem de Guilherme Vila Nova
Ação faz parte das diversas atividades da 21ª Semana Municipal da Pessoa Com Deficiência. Foto: Paulo Melo/PCR

Os estudantes da Rede Municipal de Ensino estão sendo contemplados com diversas atividades promovidas pela 21ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência - Turismo e Lazer Acessível. Nesta quarta-feira (24), no Bairro do Recife, alunos da Escola Municipal Nadir Colaço, localizada na Macaxeira, participaram do passeio cultural “Olha! Recife”, que desbravou prédios e monumentos históricos do local. As programações tiveram início na última segunda-feira (22) e seguem até o domingo (28). 

O percurso contou com a presença de um guia, que ficou responsável por contar a história da cidade e das construções históricas do passeio, além de audiodescritores, para tornar a experiência dos estudantes deficientes visuais mais rica e completa. O passeio ainda contemplou a história de personalidades pernambucanas ou que tiveram forte relação com Pernambuco, como Chico Science, Clarice Lispector e Naná Vasconcelos. 

“A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional. Ela abre leques de acesso à informação e contribui para a inclusão cultural, social e escolar das pessoas com deficiência visual e intelectual. É através dela que podemos oferecer uma experiência mais completa e rica em detalhes para essas pessoas, que necessitam de uma atenção maior”, explicou a audiodescritora, Marina Simões. 

A experiência empolgou diversos estudantes presentes, principalmente porque muitos estavam tendo  naquele momento a oportunidade de conhecer o Recife Antigo pela primeira vez. “Fiquei muito empolgado porque nunca tinha vindo antes. Achei tudo muito bonito e muito legal. Pra mim, é como se eu estivesse em um museu cheio de histórias”, confessou Gustavo Nunes, de 13 anos, que faz parte do Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação do Recife. “Foi a minha primeira vez no Marco Zero. Vi muita coisa linda, foi um dia de explorar tudo o que eu ainda não tinha visto pessoalmente. Essa ação mostra uma atenção conosco, principalmente em explicar toda a história do bairro”, emendou Darlyson Pedro, que é cadeirante e se sentiu acolhido pelas ações da Semana da Pessoa com Deficiência. 

“Estamos trabalhando em diversas escolas com temáticas voltadas para o tema, reforçando sempre o respeito e as oportunidades que garantem a inclusão de forma efetiva. O objetivo é que todos sejam acompanhados de forma direta e específica. Foi muito especial ver os estudantes felizes com o acesso que tiveram à história desse bairro tão especial do Recife”, festejou Marta Oliveira, técnica da Gerência de Educação Especial do Recife.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR