Estudantes produzem jogos e brinquedos com material reciclável

imagem de Bella
Foto: Ihonara Melo/Detec

Na última terça-feira (9), os estudantes do 6º ano da Escola Municipal Professor Nilo Pereira estiveram no Laboratório de Tecnologia para a Sustentabilidade, localizado no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC), para criar jogos e brinquedos com materiais recicláveis. Além da produção dos jogos e brinquedos, os 27 alunos também conheceram os setores de Cinema (7Cine), Robótica, Rádio Escola e o Núcleo de Tecnologia Assistiva.

A fim de utilizar os jogos no Festival de Jogos Populares, os estudantes usaram madeira, peças tecnológicas, partes de ventiladores e outros materiais para criar um circuito de atividades com brincadeiras como amarelinha, barra bandeira e tiro ao alvo. A atividade faz parte da disciplina eletiva de educação física, realizada semanalmente durante todo ano letivo. “Nós aproveitaremos essa atividade para a nossa disciplina, afinal eles estão podendo interagir com materiais recicláveis e ainda conseguem criar eles mesmos o que eles irão utilizar”, explicou a professora da disciplina eletiva, Silvia Silva.

Os alunos se mostraram contentes em poder construir os próprios jogos e ainda pensar sobre o reaproveitamento dos lixos tecnológicos. “É muito bom poder cortar, colar e ver que eu que estou fazendo o que a gente vai usar para jogar no dia do festival. Também é bom ver que a gente joga tudo isso no lixo, mas que a gente pode reciclar e usar novo”, contou João Victor, 11 anos.

Durante a visita pelos espaços do CETEC, os alunos conheceram o Núcleo de Tecnologia Assistiva e o setor da Robótica, onde puderam interagir com o Teclado Tix, utilizado com as crianças com mobilidade de mão reduzida e com o Humanoide NAO, que conversou e dançou para os alunos.