Estudantes são homenageados por conquista na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

imagem de Cáthia
Ao todo 12 estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Foto: Ihonara Melo / Secretaria de Educação

Na manhã da última sexta-feira (22), os estudantes da Escola Municipal da Mangabeira foram premiados pela conquista na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Doze alunos receberam medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados. Os pais, professores e a equipe técnica da Secretaria de Educação marcaram presença no evento que homenageou os estudantes. A mesa de abertura do evento de premiação foi composta por Francisco Luiz, secretário executivo de Coordenação Geral; Ana Cristina Avellar, gerente de Anos Iniciais; Daniele Miranda, da equipe de Anos Finais; Patrícia Reis, gestora da escola e Simone Leão, professora do 5º ano.

Francisco Luiz, que é professor de Física, enfatizou o quanto a astronomia faz parte do nosso cotidiano. “Astronomia parece uma coisa bem distante de nós, embora estejamos em cima de um astro. É umas das ciências mais antigas que existe. Participar de olimpíadas como esta pode incentivar estudantes a seguir carreira nas áreas da Astronomia e Astronáutica”, elogiou.

Para Patrícia Reis o sucesso da conquista dos estudantes é fruto da parceria da família com a escola. “A participação da família é primordial para os resultados positivos dos estudantes. Quanto mais presentes e participativos melhor é o desempenho deles”, concluiu.

Segundo a professora Antônia Leão, coordenadora do projeto, a escola participa da olímpiada há nove anos. Os estudantes participam por adesão e os professores incentivam a inscrição. “A prova consiste em sete questões de astronomia e três de astronáutica, que abordam assuntos vivenciados em sala de aula nos conteúdos de disciplinas como Geografia e Ciências. Aplicamos as provas de anos anteriores para eles se familiarizarem com o tipo de avaliação. Utilizamos os equipamentos de tecnologia da escola para pesquisa e solução de questões”, disse.

Márcio Antônio Filho (11), do 5º ano, ganhou a medalha de ouro e declarou que a conquista é fruto da dedicação aos estudos. “Estudo de manhã na escola e a tarde em casa, por isso tiro notas boas. Também faço pesquisas na internet sobre os conteúdos que a professora ensina”, revelou.

Ao todo participaram da OBA 35 estudantes do 3º ao 5º ano, destes 12 foram premiados. As medalhas de ouro foram conquistadas por Márcio Antônio dos Santos Filho, Carlos Felipe da Silva, Vivian de Oliveira, Juliah Iris Alcântara, Lukas Gabriel Albuquerque e Yasmim Victória da Silva. Já as medalhas de prata ficaram com Mariane do Nascimento, Kamilly Victória Maciel, Thayla Pereira, Marcela Helena da Silva, Moisés da Silva e a de bronze com Emilly Raquel Vasconcelos. Eles participaram nos níveis 1, destinado a estudantes do 3º ano, e 2, para estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

 

Fotos: Ihonara Melo