Estudantes se reúnem em aulão preparatório do Programa Recife no Mundo

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro aconteceu neste sábado (23), na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco, com a participação de cerca de mil estudantes Fotos: Mangue Action

Cerca de mil estudantes participaram, neste sábado (23), na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do primeiro aulão preparatório para o intercâmbio do Recife no Mundo, programa da Prefeitura do Recife que oferta cursos de língua inglesa articulados com intercâmbio para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino. O aulão foi ministrado pela Träumen Educação Estratégica. 

No aulão deste sábado estavam presentes todos os estudantes que fazem parte do curso de língua inglesa da primeira edição do Recife no Mundo, matriculados nas 38 escolas que integram o programa. Foi um momento de imersão distribuído em quatro horas de aula dedicado ao conteúdo programático que faz parte da prova de seleção para o intercâmbio, que acontecerá no dia 05 de abril. 

“A gente fica muito contente pela oportunidade de reunir todos estes estudantes no aulão preparatório do Recife no Mundo. Eles fazem parte das turmas dos cursos de língua inglesa da primeira edição do programa. O Recife no Mundo, sem dúvidas, é uma grande oportunidade de expandir a aprendizagem da língua inglesa na nossa rede, mas também de criar novas perspectivas sociais, culturais e ampliar os horizontes dos nossos estudantes”, pontua o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Na ocasião, os instrutores realizaram uma aula dinâmica com a utilização prática do idioma em diversas situações corriqueiras no dia a dia de um intercambista. O aulão preparatório faz parte da carga horária de 120 horas, oferecidas para os estudantes do Recife no Mundo.  

Empolgada e bastante ansiosa, a estudante do 9º ano da Escola Municipal em Tempo Integral Professor José da Costa Porto, Evelyn Manuela, estava atenta aos conteúdos da revisão. “Essa é uma ótima oportunidade para os estudantes da rede municipal, além de estarmos aqui em  busca da experiência de fazer um intercâmbio, também estamos aprendendo mais. Sairemos dessa experiência com muito mais bagagem. Estou bem ansiosa para passar na seleção, mas já valeu muito a pena participar do programa”, disse a jovem.

O prefeito do Recife, João Campos, passou por lá para cumprimentar os estudantes. "Este é um dos dias mais marcantes de minha gestão como prefeito, pois estou testemunhando a construção de um capítulo histórico na educação de nossa cidade. Em um país com mais de 5,5 mil municípios, nenhum deles oferece um programa de intercâmbio na modalidade summer camp para alunos do ensino fundamental. Recife, no entanto, se destaca como a única cidade a enviar alunos de escolas públicas para estudar nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra. Estes jovens estão fazendo a diferença e nunca se arrependerão de seu empenho e dedicação. Embora a gente enfrente desafios diários em nossas jornadas, é inegável que o conhecimento adquirido é uma riqueza que nos acompanhará por toda a vida", disse. 

O Recife no Mundo envolve estudantes dos Anos Finais (8º e 9º ano). Países como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra são os destinos já confirmados nesta primeira edição do programa. Do total de inscritos, serão selecionados 100 estudantes para a experiência de intercâmbio no formato “summer camp”, que utiliza as férias de julho para aprimorar um idioma. 

"Estamos reunindo todos os mil estudantes do curso do Recife no Mundo neste momento para uma preparação intensiva do inglês, essencial para o intercâmbio. Esta etapa representa um momento singular no processo de seleção, onde ocorre uma troca enriquecedora e uma oportunidade de aprendizagem significativa", afirmou Renata Serpa, coordenadora do Programa Recife no Mundo.