Experiências do Recife em Educação Inclusiva são destaque na 26ª BETT EDUCAR

imagem de flavia
Foto: Cortesia
SÃO PAULO - Iniciativas desenvolvidas no Recife para tornar a educação mais inclusiva ganharam destaque nesta terça-feira (14) durante a 26ª edição da BETT Educar. O prefeito Geraldo Julio foi o primeiro gestor de capital a palestrar no evento e falou sobre as ferramentas pedagógicas de tecnologia disponíveis para os 91 mil estudantes matriculados nas 310 unidades da rede e apontou a adequação da educação do Recife às rápidas transformações pelas quais a sociedade tem passado. Em sua palestra, intitulada "Experiência com uso de recursos tecnológicos de inclusão na educação", Geraldo destacou especialmente os projetos voltados para a inclusão, que aumentou o número de matrículas em 46%, nos últimos cinco anos. Além da palestra do prefeito, a rede municipal de ensino do Recife se fez presente com um estande, o único de uma Prefeitura no evento, repleto de programações. Geraldo circulou pela feira e prestigiou os alunos da rede municipal que apresentavam as iniciativas no espaço da Prefeitura.

"Estamos aqui em São Paulo na maior feira de educação da América Latina, a BETT Educar. A Prefeitura do Recife montou aqui um estande bonito para demonstração do uso de tecnologias na educação no Recife, as experiências que a gente tem tido. A educação com a Tecnologia Assistiva (TA) para as pessoas com deficiência foi um grande destaque, todos pararam para ver. Também colocamos exemplos do uso de tecnologias gerais para formação do cidadão nesta nova sociedade criativa, inovadora", comemorou Geraldo.

Em sua palestra, o prefeito pode demonstra as experiências e conquistas do Recife nos campos da educação e tecnologia. "Falamos da nossa vitória na Olimpíada Brasileira de Robótica, da representação do Brasil no Japão, na Alemanha. Citei também as nossas feiras de conhecimento e fui mostrar todas as nossas estratégias para somar a tudo o que é feito dentro da sala de aula, a formação dos professores para este novo horizonte de formação de cidadão preparando para a sociedade. Também estamos aprendendo muito e trocando muitas informações", acrescentou Geraldo.

O prefeito destacou as habilidades estimuladas em sala de aula para dar mais autonomia aos estudantes tendo a tecnologia como forte aliada. Na Robótica, por exemplo, os jovens aprendem a trabalhar em equipe, a superar frustrações e adquirir novas competências e conteúdos de forma transversal. Ele citou ainda as experiências desenvolvidas nos laboratórios de ciências - já são quatro no Recife - em que os estudantes podem extrapolar as pesquisas usuais e promover experimentos dentro de uma cultura maker, além de acesso a computadores, câmeras de vídeo e foto e impressora 3D. 

Outro braço do uso da tecnologia da educação, lembrou Geraldo, foi a implantação de recursos tecnológicos como mesas educacionais, gamificação de conteúdos através das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE) e jogos de raciocínio para o desenvolvimento de competências necessárias ao futuro profissional dos estudantes.

Dados da Secretaria Municipal de Educação revelam que, nos últimos cinco anos, a cidade teve um aumento de 46% de matrículas de alunos de educação especial. Atualmente, a cidade atende 3.926 estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. 

Para este grupo, o uso de Tecnologia Assistiva (TA) é considerado imprescindível. “A cidade foi pioneira a adotar o Livox, software de referência desenvolvido por um pernambucano que possibilita a comunicação e alfabetização de pessoas com deficiência”, esclarece Geraldo Julio ao pontuar a aquisição de cinco mil licenças do Software para a rede municipal ainda em 2016.


Entre as muitas iniciativas desenvolvidas na rede estão ainda a adoção dos teclados TiX, que funcionam como mouse e teclado para uso de pessoas com restrições físicas e motoras. Tanto o teclado TIX quanto o Livox estão disponíveis em 125 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em escolas Municipais do Recife. A robótica é empregada também com a utilização de robôs humanoides de última geração (NAO) no atendimento a crianças com autismo e tem se mostrado um sucesso. 

Na palestra, o prefeito destacou que para tirar essas iniciativas do papel também se fez necessária a capacitação dos professores para atenderem a demanda pulsante nas salas de aula. Hoje, todos os cinco mil professores em regência da rede municipal de ensino do Recife contam com NoteBooks que já vem com uma série de softwares já instalados como leitor de tela livre destinado a pessoas com deficiência visual, editores de áudio e vídeo, programas destinados à Educação Infantil, Fundamental e outros destinados a programas da Secretaria de Educação. Os profissionais também dispõem de Internet 4G.

EXPOSIÇÃO

Para chancelar os avanços obtidos, os alunos - protagonistas do avanço na educação - expuseram em um estande as experiências com as tecnologias assistivas, a robótica, e a arte confeccionada com resíduos tecnológicos. A Prefeitura do Recife é a única do Brasil a montar um espaço no evento.

O estande tem 44m² e congrega atividades voltadas para as ações de Tecnologia Assistiva (TA), Sustentabilidade e Robótica. O prefeito percorreu o espaço, conversou com alunos e viu de perto as iniciativas. O estande é uma réplica do que vem ocorrendo nos Laboratórios de Ciência e Tecnologia. O espaço multifuncional permite que experiências vivenciadas no laboratório possam ser replicadas e demonstradas ao público presente em São Paulo. Os alunos e coordenadores dos laboratórios das Escolas Municipais Pedro Augusto, Antônio de Brito Alves, Rodolfo Aureliano e Costa Porto, também participam do evento por meio de vídeoconferência, fazendo demonstrações e experimentações em tempo real.

Quatro estudantes com deficiência, matriculados na rede de ensino do Recife, compartilharam suas experiências com o uso dos recursos tecnológicos como Livox, Tix, tablet e a robótica.

Entre as iniciativas abordadas estão o lançamento de livros de estudantes com deficiência, interação de estudantes com o robô humanoide NAO, oficina de arte com resíduos tecnológicos, entre outras atividades. 

PROGRAMAÇÃO

A PCR também irá apresentar as tecnologias utilizadas nas escolas municipais do Recife no Espaço Innovator Village. No dia 15, às 9h serão apresentadas as atividades realizadas no Programa Robótica na Escola com animaloides construídos com peças LEGO; protótipo de semáforo inteligente para um trânsito inclusivo, construído com microduíno; protótipos de piano e placar eletrônicos construídos com Arduíno; interação com o robô humanoide NAO em uma ação chamada Dance Comigo.

Já as 10h, a Sustentabilidade será foco da exposição “Aprendizagem Criativa: da metarreciclagem à arte”, com peças produzidas a partir de sucata eletrônica. Por fim, serão apresentadas as tecnologias assistivas teclado inclusivo TIX, software Livox entre vários aplicativos. Estas tecnologias são voltadas aos estudantes com dificuldades motoras, de comunicação e interação.