Expoeducação leva autor Pedro Bandeira às lágrimas

Estudantes de anos finais dedicaram apresentações teatrais às obras do escritor que são adotadas na rede. Foto: Inaldo Lins/PCR

No último dia (6), o Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, foi tomado por mais de 400 estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, na IV Expoeducação. O evento, que visa socializar experiências realizadas nas unidades de ensino ao longo de 2017, reuniu grupos de educação infantil, anos iniciais e anos finais. As atividades incluíram contação de histórias, apresentação de performances teatrais e uma roda de conversa com o autor Pedro Bandeira.

Na Educação Infantil, 80 estudantes do grupo V, das escolas Novo Pina (Pina), Poeta João Cabral de Melo Neto (Pina), Professor Manoel Torres (Boa Viagem) e Educador Paulo Freire (IPSEP), participaram de atividades lúdicas como oficina de instrumentos musicais, contação de história com a autora Drica Shinohaa, brincadeiras com o autor Ivan Zigg e deram muita risada com as evoluções do palhaço “Sabão”.

Nos Anos Iniciais, alunos das escolas Inês Soares de Lima (Imbiribeira), Professor Júlio de Oliveira (Imbiribeira), Pais e Filhos (Imbiribeira), e Educador Paulo Freire (IPSEP) participaram de atividades lúdicas. O momento também foi dedicado para abordar com as crianças questões como bullying, além de oficina de mosaico, atividade direcionada à matemática.

Já nos Anos Finais, as Escolas Municipais em Tempo Integral, Antônio Heráclio (Água Fria), Dom Bosco (Jardim São Paulo), Nadir Colaço (Casa Amarela), Pedro Augusto (Boa Vista), Professor José da Costa Porto (Joana Bezerra) e Reitor João Alfredo (Ilha do Leite), participaram de apresentações teatrais, recitais de poesia e apresentações musicais sobre as obras do autor Pedro Bandeira. Entre os destaques, o poema “O Cara em Versos”, da estudante Natalia Gomes, 13 anos, aluna do 7° ano da Escola Dom Bosco. Baseado no livro A droga da obediência, de Pedro Bandeira, a obra de Natalia revelou que a estudante gosta de Bandeira porque os personagens são adolescentes e vivem muitas aventuras.

Para o encerramento das atividades, o autor Pedro Bandeira, ícone da literatura infanto-juvenil e cuja obra é adotada na rede municipal de ensino, conversou com os estudantes e ficou emocionado com sua obra retratada por tantos adolescentes. “Eles sabem que somos iguais, que eles são protagonistas das minhas histórias. Eles foram além das minhas obras, se apropriaram da história e deram vida a ela”, contou o autor.

Maria da Penha vai à Escola na Expoeducação - A Secretaria da Mulher do Recife também participou da IV Expoeducação. Além de apresentar o resultado dos projetos que percorreram 55 escolas da rede municipal no ano de 2017, também apresentaram os jogos vencedores do concurso de jogos digitais do Maria da Penha vai à Escola, que serão disponibilizados para os colégios do município ao longo de 2018 de forma gratuita. Também foram distribuídos materiais informativos da campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e jogos educativos.