Fórum capacita técnicos e gestores para acompanhamento das metas do Plano Municipal de Educação

imagem de Bella
Especialista diz que cidade do Recife supera os índices estabelecidos de duas importantes metas, número de escolas de ensino integral e qualidade da educação do ensino básico. Foto: Luciano Ferreira/PCR

O 1º Fórum Municipal de Educação e Monitoramento reuniu gestores e técnicos durante toda esta quinta-feira (25) para analisar as metas do Plano Municipal de Educação e capacitarem-se numa metodologia de monitoramento desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). O especialista em educação e ex-técnico do MEC em Pernambuco, Gustavo Amaral, foi quem conduziu o treinamento.

De acordo com ele, Recife já se destaca no cumprimento da meta de universalização do ensino básico em maior grau do que o índice alcançado em termos de Brasil. No item que se refere a qualidade da educação básica, o Recife conseguiu atingir a nota de 5,0 e superar a meta de 4,9 do Plano Nacional de Educação. Outra meta superada, em muito, pelo município se refere ao ensino integral. Enquanto a meta para este indicador é de 50%, Recife atingiu 87,5%.

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, prestigiou o evento e afirmou aos participantes que o Fórum é muito importante, sobretudo, pelo momento que passa o País. O secretário de Educação do Recife, Bernardo de D’Almeida,  fez o encerramento da atividade.  

O Plano Municipal de Educação (PME) tem como diretrizes a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade de ensino, promoção da educação em direitos humanos e à sustentabilidade socioambiental; valorização dos profissionais de educação, entre outras.