Fórum Municipal de Educação realiza Conferência de Educação do Recife

Os encontros, feitos em parceria com a Secretaria de Educação do Recife são uma etapa municipal da Conferência Nacional de Educação. Imagem Design/Detec

De hoje (7) até sexta (9 de março), acontece a Conferência de Educação do Recife realizada pelo Fórum Municipal de Educação (FME) em parceria com a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal da Educação (CME). O evento vai reunir os segmentos da sociedade civil organizada, instituições governamentais e não governamentais ligados à educação e a população em geral. Com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, os encontros são uma etapa municipal da Conferência Nacional de Educação.

As conferências têm como objetivo principal avaliar e monitorar as sugestões que vão nortear o Plano Nacional de Educação e, dentro dessas metas, oito eixos foram estabelecidos. Neste primeiro momento três estão em destaque no Recife: Planos Decenais, Sistema Nacional de Educação (SNE) e Valorização dos Profissionais da Educação; Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social; Planos Decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, permanência e gestão.

Os encontros foram precedidos pelas Pré-conferências, realizadas entre 20 de fevereiro a 2 de março que serviu como um espaço de debate de vários segmentos sociais para a socialização de experiências, avaliação da situação da educação no município, além de eleger os delegados por região e segmento por regional, que estão representando o município nesta Conferência de Educação. Ao todo 500 participantes vão integrar a delegação. Para Isaac Machado, coordenador do Fórum Municipal de Educação esta Conferência é um momento histórico para o Recife. “Temos a conferência mais democrática e participativa dos últimos tempos. A delegação vai desde professores, alunos, pais de alunos, movimentos sociais, entre muitos outros. Isso mostra a importância da sociedade em participar dessas discussões para a construção de uma educação de qualidade”, pontua.

A Conferência de Educação do Recife acontece na Escola de Formação de Professores Professor Paulo Freire (07.03) e no Centro de Convenções de Pernambuco – Auditório Tabocas (8 e 9.03).

Conferência de Educação do Recife

Dia: 07-03